Quero apresentar aqui algo mais para aqueles que querem desenvolver o dom da cura e libertação.
Os dons do Espírito são distribuidos por Ele quando, onde e no momento que Ele quer.
Uma coisa é possuir o dom, outro coisa é exercer, ministrar.
Não depende de nós e sim de Deus.
Todos nós somos passiveis a sermos usados por Deus em seus dons e carismas.
Existem três doenças que nos atingem: doença do corpo, do coração e do espírito.
Satanás é como um cão que late,, avança, mas só atinge aqueles que se aproximam dele.
Antes de rezar por alguém, você deve:
1. Fazer o sinal da Cruz; o sinal da cruz é um sacramental de benção.
2. Antes até mesmo de conversar com a pessoa, fazer uma pequena oração pedindo a proteção de Deus.
3. Escutar; quando a pessoa fala, Deus cura. As pessoas tem necessidade de serem ouvidas.
4. Ouvir a pessoa. Se precisar, ajude com pequenas perguntas, mas nunca a force a falar.
5. Após ter conversado com a pessoa, reze por ela.
6. Pergunte a pessoa se ela ‘aceita Jesus Cristo como o seu Senhor’. Neste momento muitos travam e então de detecta a necessidade de libertação.
7. Imponha as mãos e peça o batismo no Espírito Santo sobre ela. Não se pode fazer acepção de pessoas.
Na oração, partilha, pregação; a gente não se vende, a gente se doa!
A cura só acontece pelo amor. A pessoa que ama é canal de cura para pessoa amada.
Conversão é necessária. Não adianta buscar a Deus para ser curado mas não mudar de vida.
Deus não cura partes, Ele cura o homem todo.
O ministro de cura impõe as mãos sobre a cabeça, por que reza pela pessoa toda e não somente pela parte enferma.
Não desvincule a pregação da oração de cura. É a Palavra de que Deus que cura, liberta, alimenta e perdoa.
A Palavra de Deus faz aquilo que o batismo faz: nos regenera, nos faz novos outra vez. Pela Palavra de Deus somos regenerados para uma vida nova.
A Cura e a libertação começam a partir da Palavra de Deus.
As pessoas que não rezam para que as outras sejam curadas é por que não acreditam.
Deus cura para que a pessoa seja santa e não por que ela é santa. Cura não é privilégio de santos, é um direito que nos foi dado.
Deus quer curar dentro dos limites de cada um. Cura é um processo que começa com a oração, mas precisa de sequencia, precisa de perseverança. Não é instantâneo, é preciso acompanhamento.
Quem quer investir na oração pela cura e libertação das pessoas, precisa:
1. Rezar para obter o dom;
Não é mérito e independe de ser bom ou não.
2. Precisa tornar-se disponível;
3. Desprender-se da própria imagem;
Não ficar se preocupando com o que os outros vão dizer ou pensar.
4. Remover os obstáculos;
Medo, desconfiança, pecado…
5. Pregar o evangelho;
A palavra de Deus é que cura.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
Possessão demoníaca
Vade retro Satana!
Um inimigo que nos vigia continuamente. Como um chacal, ronda suas vítimas
à espreita do momento para devorá-las.*
Sua tática principal: fazer-nos crer que ele não existe.**
Edson Neves
“Uma jovem professora de Avignon (França), que dava sinais de possessão demoníaca, foi conduzida, por ordem do Bispo, ao Cura d’Ars. Ia acompanhada de um vigário e da Superiora das Franciscanas de Orange. Chegaram a Ars em 27 de dezembro de 1857. No dia seguinte, fizeram-na entrar na sacristia, no momento em que o santo Cura revestia-se para celebrar a Missa. Em seguida a possessa se pôs a gritar, procurando fugir:
“- Tem gente demais aqui! – exclamava.
“- Tem gente demais, – acrescentou o Cura – pois bem, saiam todos!
“E, a um sinal de sua mão, ficou só, frente a frente com Satanás. No início, apenas ouviu-se dentro da igreja um ruído confuso e violento. Logo o tom se elevou ainda mais. O vigário de Avignon, vigilante junto à porta, pôde captar o seguinte diálogo:
“- Queres sair a todo custo? -- dizia o Padre Vianney.
“- Sim!
“- E por quê?
“- Porque estou com um homem que não quero!
“- Não me queres então? -- perguntou o Cura com tom irônico.
“- Não! - gritou o espírito infernal. E este não! foi proferido em tom estridente e furioso.
“Quase em seguida, a porta tornou a abrir-se. Todos puderam ver a jovem professora chorando de alegria .... E voltando-se para o Padre Vianney, disse-lhe:
“- Tenho medo que ele volte!
“- Não, minha filha -- respondeu-lhe o santo homem --, ou não tão breve.
“A jovem pôde retomar suas funções de educadora na cidade de Orange. E ele não retornou”.
Eis aí um, dentre tantos fatos históricos que comprovam experimentalmente a existência do demônio e sua ação característica na alma e no corpo de uma possessa, descrito por Mons. Cristiani, conhecido autor francês, em sua obra Presença de Satan no mundo moderno (1).
O renomado teólogo francês Ad Tanquerey, em sua conhecida obra Compêndio de Teologia Ascética e Mística assim descreve a ação do demônio sobre os homens: “Cioso de imitar a ação divina na alma dos Santos, esforça-se o demônio por exercer também o seu império ou antes a sua tirania sobre os homens. Às vezes assedia, por assim dizer, a alma por fora, suscitando-lhe horríveis tentações; outras vezes instala-se no corpo e move-o a seu talante, como se fosse senhor dele, a fim de lançar a perturbação na alma. No primeiro caso temos a obsessão, no segundo a possessão” (2).
Assim, enquanto mediante a obsessão (ver quadro ao final) o demônio atua externamente suscitando no homem tentações, grandes ou pequenas, mas sempre perigosas, pela possessão ele instala-se no corpo deste para perturbar a alma.
Eis a explicação, apresentada por Mons. Cristiani em sua referida obra, sobre a natureza e a causa da possessão:
“Não existe talvez fato mais extraordinário que o da possessão diabólica. Que tal fato existe é o que demonstram muitíssimas experiências. Sem dúvida, houve possessos desde muito tempo antes da vinda de Jesus Cristo à Terra. Houve possessos em torno dEle, como o Evangelho no-lo mostra. Na Igreja primitiva, foram inúmeros os casos, e a instituição da ordem dos exorcistas, entre os membros do clero, é uma boa prova disso. ....
“A teologia católica, baseada sobre os fatos de possessão demoníaca, tomou posição tão decidida a respeito deste problema, que chegou a elaborar uma teoria completa sobre o assunto. Assim, o Ritual Romano, livro oficial do cerimonial eclesiástico, explica os sinais pelos quais se conhece a autêntica possessão e dá os remédios necessários para combatê-la: os exorcismos” (3).
O mesmo autor afirma, no que concerne à possessão e suas causas, que não podemos escolher guia mais seguro e mais preciso que a obra de Mons. Saudreau, L’état mystique... et les faits extraordinaires de la vie spirituel (Paris, Amat, 2ª ed., 1921).
Natureza de um fenômeno estranho: a possessão
“Segundo Mons. Saudreau, a possessão nunca chega até a animação. Isto quer dizer que o demônio não substitui a alma do possesso, não dá vida ao corpo, mas, sem que saibamos como, apodera-se desse corpo, faz sua morada nele, quer seja no cérebro, quer nas entranhas, porém, em todo caso, no sistema nervoso. Não tira à alma, portanto, seu domínio normal sobre o corpo e sobre os membros; imprime às faces do rosto uma expressão desconhecida e que corresponde à ação do demônio.
“O demônio não está sempre presente no possesso. Entra nele quando quer. Provoca nele ataques. Um possesso poderá até ser liberado momentaneamente pelos exorcismos, e depois torna-se novamente presa do demônio. Em seu estado normal, o possesso é como todo mundo...
“Por outro lado, os demônios não atuam todos da mesma maneira, porque estão longe de ser totalmente iguais. Acreditava-se, não sem razão, que todos os deuses do paganismo eram demônios” (4). “Omnes dii gentium, daemonia”, diz a Escritura(Salmos 95, 5).
Múltiplas causas da possessão: o sortilégio ou bruxaria
“O bom senso popular colocaria na primeira fila das causas da possessão as faltas cometidas pelo possesso. Não é assim em absoluto. As causas de possessão são, na verdade, muito variáveis. ....
“Se os demônios fizessem livremente seus estragos entre os homens, a humanidade estaria transtornada, não seríamos mais donos de nossos destinos, a obra de Deus entre nós estaria desviada de seu objetivo. O fato é, em si, inconcebível e, por mais poderosos que sejam os demônios, a verdade é que ‘esses cães estão acorrentados’....
“Os demônios não atuam entre nós senão na medida em que obtêm -- como está escrito no Livro de Jó -- a permissão de Deus, soberano Senhor. O caso do mesmo Jó, submetido às infestações de Satanás, é uma boa prova de que não são as faltas da vítima que explicam suas penas.
“Por vezes, pode haver culpa do possesso, como reconhece Mons. Saudreau: ‘Uma pessoa ficou possessa em conseqüência de uma oração a Mercúrio, feita por ela, a conselho de uma velha curandeira’ (5).
“Em muitos casos pareceria que a origem da possessão teria sido um malefício. É o que o público denomina mais correntemente uma bruxaria. Mons. Saudreau é categórico neste ponto: ‘uma das causas mais freqüentes das vexações diabólicas é o malefício’. E esclarece: ‘os malefícios são os sacramentos do demônio’”.
“Pareceria que o demônio, depois de ter estabelecido seu ritual próprio para o lançamento de sortilégios, se vê obrigado a atuar quando o bruxo observa as formas que ele prescreveu.... Porém os malefícios não têm todos a mesma eficácia.
“No século XVII, em processo célebre, descobriu-se que os malefícios tinham por base assassinatos de crianças, pecados contra a natureza e missas sacrílegas” (6).
“A possessão pode ser e é seguramente, às vezes, uma prova permitida por Deus, como no caso do santo homem Jó ou no do Cura d’Ars; sem que tenha havido falta por parte do infestado ou do possesso e sem que haja ocorrido malefício.
“Em suma, os casos de possessão são casos extremos de um fato imenso que se estende por todo o universo espiritual: a luta do bem contra o mal, da Cidade de Deus contra a Cidade de Satanás” (7).
Como combater a possessão
O autor francês refere-se a seguir ao exorcismo como o meio de combater a possessão:
Como dissemos, o remédio que Deus quis para a possessão é o que chamamos exorcismo, que significa conjuro. Porém, existem regras muito precisas para praticar o exorcismo.
“Se a pessoa manifesta em si a presença de uma inteligência diferente da sua, existe possessão e não enfermidade. O Ritual Romano traz precisões sobre este ponto essencial. E acrescenta: ‘Os demônios suscitam todos os obstáculos que podem impedir que o paciente seja submetido a exorcismos’” (8).
O cânon 1172 do Código de Direito Canônico contém disposições concernentes aos exorcismos.
O demônio no Antigo e no Novo Testamento
O demônio é mencionado freqüentemente no Antigo Testamento, por exemplo, no Livro de Isaías: “Como caíste do céu, ó astro brilhante, que, ao nascer do dia, brilhavas?” (Is 14, 12).
O Apocalipse -- o último livro do Novo Testamento, escrito pelo Apóstolo São João Evangelista -- assim descreve a queda de Lúcifer e dos anjos rebeldes:
“E houve no Céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém, estes não prevaleceram; e o seu lugar não se achou mais no Céu. E foi precipitado aquele grande dragão, aquela antiga serpente, que se chama o Demônio e Satanás, que seduz todo o mundo; e foi precipitado na terra, e foram precipitados com ele os seus anjos” (Apoc. 12, 7-9).
Incapazes de amor, os demônios encontram-se ligados pelo ódio mútuo e ódio a todas as coisas. Por isso, tramaram também a perdição do gênero humano.
“Satanás, invisível agente pessoal, inimigo do homem, que o conduz à perdição, afastando-o de Deus” (9).
Adão e Eva cederam à tentação diabólica
“Sereis como deuses conhecendo o bem e o mal”(Gn 3, 5). Esta foi a frase que a astuta serpente disse a Eva. E, assim, Adão e Eva se deixaram seduzir.
A propósito, observa o renomado escritor e polemista francês Mons. Henri Delassus: “Desde a criação do gênero humano, o homem se extraviou. Em vez de crer na palavra de Deus, e de obedecer à sua ordem, Adão escutou a voz sedutora que lhe dizia para colocar o seu fim em si mesmo, na satisfação de sua sensualidade, nas ambições do seu orgulho” (10).
Diz piedosa tradição que Adão e Eva fizeram penitência numa caverna do monte Calvário, que tem esse nome porque ali foi descoberta a caveira do primeiro homem (cfr. Lc 23, 33). Realmente, debaixo do Calvário e ocupando o mesmo espaço do Gólgota, hoje encontra-se a capela de Adão, na qual estiveram também, até 1808, os sepulcros de Godofredo de Bouillon, que conquistou a Cidade Santa, e de seu irmão Balduíno, primeiro rei católico de Jerusalém.
“Por sua vida penitente, Adão e Eva são considerados santos e sua festa celebra-se a 19 de dezembro. Dois de seus filhos, Caim e Abel, constituem o primeiro exemplo de divisão do gênero humano: Abel é o exemplo dos fiéis que caminham para o Bem, e Caim, dos que caminham para o Mal” (11).
Os demônios conspiram contra o homem porque não podem tolerar que ele tenha sido redimido pelo Verbo Divino que se encarnou no seio puríssimo de Maria, unindo-se à natureza humana.
O pecado original foi uma vitória de Satanás sobre o homem. Mas a Redenção foi a vitória de Jesus Cristo sobre Satanás. Assim, Deus não consentiu que o demônio arrastasse todos os homens para o seu reino.
Pode-se falar num Império de Satanás?
Não se pode pôr em dúvida, entretanto, que Satanás tenha o seu Império, considerando-se o termo latino imperium no seu significado político-jurídico: “Imperium é o vocábulo empregado, em amplo sentido, para significar o supremo poder, ou a suprema autoridade, conferida a certas instituições ou a certas pessoas. Indica, assim, o próprio poder conferido ao imperador, em virtude do qual exerce sua autoridade soberana em todo território onde se situam ou limitam os domínios imperiais, em relação a todas as coisas ou a todas as pessoas” (12).
Ora, Satanás manda nos diabos e nos homens que a ele se entregam pelo pecado. Ensina Nosso Senhor que “todo o que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8, 34). E o Império de Satanás possui seu território, seu âmbito de competência e sua área de jurisdição. Tem sua metrópole e suas colônias. A metrópole é o Inferno, mas, pelo menos em potência, seu área de expansão colonial abarca toda a Terra habitável.
Em geral, fora do Inferno, à primeira vista não parece que Satanás exerça verdadeiro império sobre um território, mas apenas sobre pessoas. No entanto, se atentarmos bem ao que acontece, verificaremos que, embora de forma temporária e não permanente, há nações que se comportam, durante longos períodos de tempo, como verdadeiras colônias do Império infernal, tal é a dominação que ele exerce sobre o povo no seu conjunto. Em outros lugares, não possui Satanás debaixo de suas ordens senão minorias nacionais dispersas, mais numerosas ou menos; mas há nações em que as maiorias e os governos vivem como que subjugados por ele.
Exemplo frisante disso foi a extinta e desditosa U.R.S.S. A respeito do regime que nela imperava, Mons. André Sheptyskyj, Arcebispo de Lvov e líder da Igreja Católica na Ucrânia durante as perseguições de Lênin e Stalin, escreveu à Santa Sé uma carta, na qual figura uma frase bastante significativa: “Este regime só pode se explicar como um caso de possessão diabólica coletiva”. E pediu ao Papa Pio XI que sugerisse a todos os sacerdotes e religiosos do mundo que “exorcizassem a Rússia soviética”. O Prelado ucraniano faleceu em 1944, estando atualmente em andamento seu processo de beatificação(cfr. Catolicismo, no 590, fevereiro 2000, p.19).
A questão levantada pelo Arcebispo ucraniano não se colocaria hoje, talvez até com mais razão, em alguns lugares do mundo, uma vez que o processo revolucionário multissecular de destruição da civilização cristã não fez senão acentuar-se intensamente desde então? Assim, não estaríamos assistindo, em escala crescente, a um fenômeno de possessão coletiva, ao menos em largas esferas do mundo atual?
Questão ainda mais delicada: pode o demônio insinuar-se dentro da própria Igreja de Jesus Cristo, em certos períodos de grande provação e pecado? Para responder com segurança a tal pergunta seria preciso que teólogos – autênticos teólogos de ortodoxia ilibada – o estudassem com cuidado e se pronunciassem a respeito. Mas a pergunta não pode deixar de ser levantada tendo em vista o memorável pronunciamento de Paulo VI sobre as calamidades na fase pós-conciliar da Igreja, feito em 29 de junho de 1972, na Alocução "Resistite fortes in fide", que citamos aqui na versão da Poliglotta Vaticana (maiúsculas nossas):
O Pontífice, "referindo-se à situação da Igreja de hoje, afirmou ter a sensação de que `por alguma fissura tenha entrado a fumaça de Satanás no templo de Deus'. Há a dúvida, a incerteza, o complexo dos problemas, a inquietação, a insatisfação, a confrontação. Não se confia mais na Igreja; confia-se no primeiro profeta profano que nos venha falar, por meio de algum jornal ou movimento social, a fim de correr atrás dele e perguntar-lhe se tem a fórmula da verdadeira vida. E não nos damos conta de que já a possuímos e somos mestres dela. Entrou a dúvida em nossas consciências, e entrou por janelas que deviam estar abertas à luz. .... Também na Igreja reina este estado de incerteza. Acreditava-se que, depois do Concílio, viria um dia ensolarado para a História da Igreja. Veio, pelo contrário, um dia cheio de nuvens, de tempestade, de escuridão, de indagação, de incerteza. Pregamos o ecumenismo, e nos afastamos sempre mais uns dos outros. Procuramos cavar abismos em vez de enchê-los. Como sucedeu isto? O Papa confia aos presentes um pensamento seu: o de que tenha havido a intervenção de um poder adverso. Seu nome é o diabo, este misterioso ser ao qual também alude São Pedro em sua Epístola" (Cfr. Insegnamenti di Paolo VI, Tipografia Poliglotta Vaticana, vol. X, pp. 707-709).
O Império de Satanás possui os seus cidadãos
Entre os homens, ao Império de Satanás pertence aquele que o deseje: é suficiente um pecado mortal para adquirir cidadania nesse Império; e para nele permanecer, basta a falta de contrição, que se torna muito fácil pela preguiça ou má vontade em encarar de frente o próprio pecado, reconhecê-lo e humildemente acusá-lo no tribunal da Confissão.
A cidadania infernal concede o “direito” de satisfazer todos os apetites da concupiscência, e de praticar todos os pecados mortais correspondentes, enquanto houver saúde e dinheiro. Em troca, os deveres impostos por esse Império cumprem-se geralmente depois da morte, e consistem em suportar o insuportável fogo eterno... Por outro lado, basta o verdadeiro arrependimento dos pecados e o sacramento da Confissão para livrar-se da tirania desse Império.
Quanto à principal tática do demônio para atuar internamente na Igreja, desde que Ela foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo, é a disseminação das heresias.
O conhecido historiador francês do início do século XX, Pe. Emmanuel Barbier, comenta a esse respeito: “O flagelo da heresia decorre de duas fontes. As primeiras conquistas da Igreja haviam sido feitas sobre o elemento judeu e sobre o elemento pagão. Aqueles que aceitaram o Evangelho, nele não reconheceram toda a divina salvação, que é preciso receber simplesmente, sem acréscimo e sem atenuação. Muitos misturaram à doutrina cristã outros ensinamentos e deram assim nascimento às heresias. Estes ensinamentos estranhos estavam incrustados quer no judaísmo, quer no paganismo” (13).
“O número dos tolos é infinito”: o gosto de ser enganado
Diz antigo provérbio que o mundo quer ser enganado, e por isso, em todas as idades houve embusteiros que trataram de satisfazer esse desejo das massas. E o demônio pode utilizar-se desses embusteiros para afastar as pessoas da verdadeira Fé.
A essa má inclinação, as Sagradas Escrituras acrescentam que “os perversos dificultosamente se corrigem e o número dos tolos é infinito” (Ecl 1, 15).
Quando o embuste se vela sob formas religiosas ou misteriosas e atua por meio de agentes de mistificação com poderes desconhecidos ou preternaturais, então ele pode arraigar-se de tal modo no coração, que a luz claríssima da verdade dificilmente consegue arrancá-lo da imaginação popular.
Exemplo frisante de estultice popular o leitor encontrará nos episódios vividos pelo Profeta Daniel (Dn 14, 1-42). Depois dele desmascarar o falso deus Baal dos babilônios, estes o quiseram matar!...
* * *
É ótima defesa contra o demônio usar sobre si a Medalha Milagrosa, o Escapulário do Carmo, o Agnus Dei, a Medalha de São Bento (ver quadro ao final), a água benta etc. De nada adiantarão, porém, se a pessoa não se empenhar na observância dos Mandamentos.
O Pe. Gabriele Amorth -- de quem falaremos adiante -- assim se refere ao uso da Medalha Milagrosa: “Constatei em várias ocasiões a eficácia das medalhas que as pessoas usam com fé. Bastaria falar da Medalha Milagrosa difundida em milhões de exemplares no mundo depois da aparição da Virgem a Santa Catarina Labouré (Paris, 1830); se falássemos das graças prodigiosas recebidas através dessa simples medalhinha, nunca mais acabaríamos” (14).
Cultos afro-asiáticos de conotação satanista na atualidade
O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira observava que “o homem gosta de meias verdades, mas tem horror à verdade total”. E Donoso Cortez, renomado escritor, filósofo e sociólogo espanhol, diz que “o espírito humano tem fome de absurdo e de pecado” (cfr. Obras Completas: Ensaio sobre o Catolicismo, B.A.C., Madrid, 1946, Tomo 2, p. 377).
É por isso que a grande maioria dos homens prefere o caminho fácil das meias verdades, desembocando em religiões falsas. O demônio os atrai como pode, explorando suas más tendências e seus vícios. Assim, a uns conseguirá arrastar diretamente para o satanismo radical dos sacrifícios cruentos. A outros, atrairá para as formas mais veladas de falsa religiosidade que parecem benignas, às vezes sob a capa de filantropia ou de bem espiritual, como certas práticas hinduístas.
Exemplo típico, entre muitos, de satanismo cruento, é o caso de uma vendedora do Rio de Janeiro que declarou ter matado a própria filha de três anos em um ritual de magia negra. Ela foi presa com o concubino e a mãe de santo, que também teriam participado do crime, no litoral fluminense (cfr. “O Estado de São Paulo”, 15-1-99).
A difusão de cultos afro-asiáticos de conotação satanista é hoje uma realidade. No Uruguai, por exemplo, a umbanda é a prática religiosa que mais cresce, a tal ponto que a festa de Iemanjá é a mais popular do país, atraindo para as praias centenas de milhares de praticantes desse culto de origem africana (cfr. “Folha de S. Paulo”, 27-11-99).
Mesmo aqueles que procuram esses cultos por razões folclóricas ou turísticas, arcam com o risco de ser envolvidos por eles e sofrerem as conseqüências.
Espiritismo umbandista
D. Frei Boaventura Kloppenburg O.F.M., Bispo de Novo Hamburgo (RS), explica: “Não podemos indicar uma data exata para a aparição, entre nós, daquilo que hoje se chama espiritismo de Umbanda. Movimentos populares, de origem nitidamente africana, com fachadas cristãs, mas fortemente paganizadas e diretamente influenciadas pelas práticas espíritas, aos poucos se aglutinaram e continuam a coordenar-se ainda hoje, para formar a umbanda (palavra africana que significa feitiçaria). O Batuque do Sul, a Macumba do Rio, o Candomblé da Bahia, o Xangô de Pernambuco, o Catimbó do Nordeste, o Nagô ou as Casas de Minas do Maranhão, a Pajelança da Amazônia: eis a matéria remota desse novo tipo de Espiritismo. Os Kardecistas não toleram que se qualifique a Umbanda como espírita. Mas os próprios umbandistas continuam a proclamar empenhadamente que também eles são verdadeiros espíritas. A Federação Espírita Brasileira, numa solene declaração, publicada no órgão oficial Reformador, de julho de 1953, página 149, acabou concedendo aos umbandistas o ‘privilégio’ de se chamarem espíritas” (15).
Evocar os mortos: proibição formal da Igreja
Em sua obra Sobre a heresia espírita, o mesmo autor acrescenta: “A prática generalizada pelo espiritismo de evocar os mortos não é recente. O espiritismo atual é a continuação da magia e da necromancia de tempos idos. Já no Antigo Testamento existem testemunhos das consultas aos mortos praticadas pelos hebreus” (16).
E prossegue: “Mas o fim visado foi sempre o mesmo: evocar os mortos, para deles saber alguma coisa. O espiritismo moderno, portanto, é a magia ou a necromancia da Antigüidade. Ora, consta de textos insofismavelmente claros do Antigo Testamento que Deus proibiu, sob as mais severas penas, semelhantes práticas de necromancia e magia” (17).
Eis abaixo alguns textos da Sagrada Escritura, que condenam severamente a necromancia e a magia:
· Êxodo 22, 18: “Não deixarás viver os feiticeiros”.
· Levítico 20, 27: “O homem ou a mulher em que houver espírito pitônico ou de adivinho, sejam punidos de morte. Apedrejá-los-ão, o seu sangue cairá sobre eles”.
· Lev. 19, 31: “Não vos dirijais aos magos, nem interrogueis os adivinhos, para que vos não contamineis por meio deles. Eu sou o Senhor vosso Deus”.
· I Reis 28, 5-25: Estes versículos narram a história do rei Saul, que foi consultar uma pitonisa. A conseqüência do episódio inteiro é exposta no I Livro dos Paralipômenos 10, 3: “Morreu, pois, Saul, por causa das suas iniqüidades, porque tinha desobedecido ao mandamento que o Senhor lhe tinha imposto e não tinha observado; e além disso tinha consultado a pitonisa e não tinha posto a sua esperança no Senhor; por isso Ele o matou, e transferiu o seu reino para David, filho de Isaí”.
· IV Reis 17, 17: “E consagraram seus filhos e suas filhas por meio do fogo, e entregaram-se a adivinhações e agouros, e abandonaram-se a fazer o mal diante do Senhor, provocando a sua ira”.
· Isaías 8, 19-20: “E quando vos disserem: Consultai os pitões e os adivinhos, que murmuram em segredo nos seus encantamentos: Acaso não consultará o povo ao seu Deus, há de ir falar com os mortos acerca dos vivos? Antes à Lei e ao Testamento que se deve recorrer. Porém, se eles não falarem na conformidade desta palavra, não raiará para eles a luz da manhã”.
Em vista do acima exposto, decorre a proibição divina de evocar os mortos e consultar médiuns, macumbeiros, gurus, cartomantes. Tal proibição é clara, repetida, enérgica e severíssima.
O espiritismo: verdadeira heresia
Em face dessa tão radical negação de toda a doutrina cristã, o Episcopado Brasileiro, reunido no VI Congresso Eucarístico Nacional (1953), presentes os Senhores Cardeais, Arcebispos, Bispos e Prelados e o Representante da Nunciatura Apostólica, Mons. João Ferrofino, determinou que: “Os espíritas devem ser tratados como verdadeiros hereges” (18).
O que vem a ser, pois, o herege? É aquele que, após o batismo, nega com pertinácia qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou duvida pertinazmente a respeito dela, uma vez que o Direito Canônico assim define a heresia: “Chama-se heresia a negação pertinaz, após a recepção do batismo, de qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou a dúvida pertinaz a respeito dela” (cân. 751).
É essencial ao herege, pois, negar com pertinácia. Não seria herege quem negasse uma verdade sem obstinação, sem saber que se trata de verdade de Fé. Portanto não são hereges, nem podem ser tratados como tais, todos aqueles que, por ignorância e iludidos pela falaz propaganda espírita, aderiram ao espiritismo. Mas se, avisados, persistirem no espiritismo, tornam-se pertinazes, e, portanto, hereges, devendo conseqüentemente ser tratados como tais.
Em seu livro acima mencionado, D. Frei Boaventura Kloppenburg conclui que “é sem dúvida severo e inexorável o modo de tratar os espíritas. Mas é uma medida necessária e justa. .... O modo como continuam a evocar os mortos equivale a uma insurreição aberta contra Deus e a Igreja” (19).
Por isso, “os espíritas excluíram-se a si mesmos da Igreja” (20).
Condenações do reencarnacionismo há muitos séculos
“Reencarnação é o termo usado para indicar a passagem da alma de um a outro corpo humano. Há um significado mais restrito da metempsicose, que indica a transmigração da alma humana através de vários corpos dos homens, dos animais, das plantas etc” (21).
“No século IV, Orígenes tentou apresentar esta doutrina como sendo católica, inspirando-se em Platão, levantando-se contra ele uma forte polêmica. Ela foi condenada pelo Concílio de Constantinopla no ano de 543 (Papa Virgílio). O absurdo da reencarnação foi posto a nu em declarações inequívocas do Magistério Eclesiástico, segundo o qual, após a morte, cada indivíduo é julgado e recebe um destino eterno irrevogável(cfr. II Concílio de Lyon, ano 1274; Constituição Apostólica Benedictus Deus, de Bento XII, 29-1-1336; Decretum pro graecis, do Concílio de Florença, 4-6-1439)” (22).
“Um decreto do Santo Ofício, de 4 de agosto de 1856, declara ilícita, herética e escandalosa a prática de evocar as almas dos mortos, receber respostas etc.; a declaração da S. Penitenciária (1º de fev./1882), declara ilícito assistir, ainda que passivamente, às consultas e jogos espíritas. Leão XIII proibiu a leitura e a posse dos livros nos quais se ensina ou se recomenda o sortilégio, a adivinhação, a magia, a evocação dos espíritos e semelhantes superstições” (23).
Faltam exorcistas autênticos
O Pe. Gabriele Amorth, exorcista oficial da Diocese de Roma, esclarece em seu ensaio Um exorcista conta-nos: “O demônio faz tudo para não ser descoberto, mostra-se muito lacônico e procura todos os meios para desencorajar o paciente e o exorcista” (24).
E acrescenta: “Os exorcistas na Itália são pouquíssimos, e os que estão preparados, ainda são menos. A situação noutros países é ainda pior, por isso têm-me procurado para a bênção pessoas vindas da França, Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha e Inglaterra, onde -- a se acreditar no que me dizem -- não conseguiram encontrar um exorcista. Incúria dos bispos e dos sacerdotes?” (25).
“Hoje em dia a Pastoral, neste setor e no mundo católico, está completamente descurada. Não era assim no passado. Cada Catedral devia ter um exorcista, do mesmo modo que tem um confessor, e deviam ser tanto mais numerosos os exorcistas, quanto maiores fossem as necessidades: nas paróquias mais importantes, nos santuários” (26).
“Minha experiência direta leva-me a afirmar que novos fatores estão na origem do aumento considerável das vítimas do Maligno. Em primeiro lugar, analisemos a situação do mundo consumista do Ocidente em que o sentido materialista e hedonista da vida fez com que muita gente perdesse a fé. Penso que sobretudo na Itália uma grande parte da culpa cabe ao comunismo e ao socialismo que, com as doutrinas marxistas, dominaram nestes últimos anos a cultura, a educação e o mundo do espetáculo” (27).
“A magia e o espiritismo são incentivados por vários canais de televisão. Acrescentem-se ainda os jornais e os espetáculos de horror, em que ao sexo e à violência se aliam mesmo um sentido de perfídia satânica e a difusão de certas músicas de massa que invadem o público até à obsessão. Faço aqui muito particularmente referência ao rock satânico ....” (28).
“Os Exorcismos são esconjuros ou mandados imperativos que o ministro autorizado pela Igreja faz em nome de Deus contra o demônio, para que abandone as pessoas por ele possuídas ou cesse de infestar pessoas ou coisas, ainda que inanimadas” (29).
Visão de Leão XIII: crescente atuação diabólica no mundo
E ainda o mesmo autor diz:
“Muitos de nós recordamos que, antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, os celebrantes e os fiéis, no fim de cada missa, ajoelhavam-se para rezar uma oração a Nossa Senhora e outra a São Miguel Arcanjo:
‘São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, sede nosso auxílio contra a malícia e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e Vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no Inferno a Satanás e os outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas.’
“Como é que nasceu esta oração? Transcrevo o artigo escrito pelo Pe. Domenico Pechenino na revista Ephemerides Liturgicae, 1955, pp. 58-59: Não me lembro exatamente do ano. Uma manhã, o grande Pontífice Leão XIII tinha celebrado a S. Missa e estava a assistir a uma outra de ação de graças, como de costume. De repente, viu-se ele virar energicamente a cabeça, depois de fixar qualquer coisa intensamente, sobre a cabeça do celebrante. Finalmente, voltando a si, bate ligeira, mas energicamente com a mão, levanta-se. Dirige-se ao seu escritório particular. Daí a uma meia hora, manda chamar o Secretário da Congregação dos Ritos, e estendendo-lhe uma folha de papel, manda fazê-la imprimir e enviar a todos os Ordinários do mundo. Que assunto continha? A oração que rezávamos no fim da missa com o povo” (30).
Apesar dos embustes do sincretismo religioso, a doutrina católica não mudou
Ora -- poderia objetar algum leitor --, há eclesiásticos que abrem os braços e dialogam amigavelmente com macumbeiros e espíritas.
Infelizmente é bem verdade que, sobretudo nos últimos 30 ou 40 anos, muitas declarações e atitudes de membros do clero parecem em contradição com a doutrina acima exposta.
Uma conferência anual de padres e Bispos negros realizada em Salvador, em julho do ano passado, incluiu uma visita aos dois principais terreiros de candomblé. Chocado com isto, o Pe. Pierre Mathon anunciou que celebraria uma missa de repúdio às práticas religiosas que descreveu como demoníacas, e acusou o clero em questão de desviar-se da única Fé verdadeira. “O diálogo é bom, mas fechar os olhos aos padres católicos que recebem as bênçãos de sacerdotes do cadomblé é simplesmente inaceitável”, afirmou o Pe. Mathon durante sermão em Salvador. E acrescentou: “Esses padres são a própria Igreja e estão dando um mau exemplo”. ....
É o que confirma o próprio Arcebispo Primaz de Salvador, D. Geraldo Majella, que atribui as manifestações de sincretismo religioso presentes na Bahia à “.... falta de conhecimento mais profundo da Religião e da Fé católica. Conseqüentemente, acreditam que qualquer coisa vale, que tudo está bem, que você pode misturar a Fé da Igreja com um outro credo, como se fosse algum tipo de mescla”, comentou em declarações reproduzidas por Larry Rohter no “The New York Times” (31).
Convém insistir, portanto, que o sincretismo -- fusão de várias formas e opiniões religiosas (32) -- apresenta-se como um “fenômeno universal em relação aos problemas religiosos mais graves, especialmente no que se refere ao judaísmo e ao cristianismo” (33). Mistura os Santos da Religião Católica com personagens, míticos ou não, de outras religiões, sejam elas o espiritismo, o candomblé, a macumba, ou qualquer outro culto pagão. Trata-se de um artifício de que pode servir-se o diabo para enganar os incautos, especialmente as pessoas que vivem na ignorância religiosa.
Além do sincretismo, é inquietante a difusão considerável que a superstição, a magia e o ocultismo vêm alcançando em nossos dias, como veremos a seguir.
Tão universal é o fenômeno, que recente notícia da agência Zenit menciona o espantoso avanço do esoterismo e da magia no país em que se encontra o próprio centro da Igreja Católica e da Cristandade:
“No mínimo inquietantes: assim são os dados oferecidos no Congresso sobre Superstição, Magia e Satanismo na Úmbria, organizado pelo Instituto Teológico de Assis. Os números falam por si mesmos: mais de 12 milhões de italianos recorrem a um mago pelo menos uma vez por ano, mais mulheres do que homens, 40% com estudos secundários, 30% com estudos universitários superiores. A Agencia ANSA cita Mons. Ennio Antonelli, secretário-geral da Conferência Episcopal italiana: ‘com a taxa de 8 por mil do imposto sobre a renda que se destina às igrejas e religiões, a Igreja Católica recebe 500 milhões de dólares, por ano, enquanto a quantia faturada pelo mundo do ocultismo chega a 750 milhões de dólares’ (34).
A nós, católicos leigos, cumpre, nas tristes circunstâncias atuais, redobrar os esforços para esclarecer o próximo sobre a expansão das várias formas de cultos satânicos que vão corroendo o catolicismo no Brasil. Peçamos a Nossa Senhora Aparecida e a São Miguel Arcanjo que nos dêem toda proteção e ajuda nessa luta contra o Império de Satanás.
Obsessão: tentações mais intensas e prolongadas
“A obsessão é em substância uma série de tentações mais violentas e duradouras que as tentações ordinárias. É externa quando atua sobre os sentidos externos, por meio de aparições; internas, quando provoca impressões íntimas. É raro que seja puramente externa, visto o demônio não atuar sobre os sentidos senão para perturbar mais facilmente a alma. Há, contudo, Santos que, pelo fato de serem obsedados exteriormente por toda a qualidade de fantasmas, conservam na alma uma paz inalterável”.
Ad Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, Livraria Apostolado da Imprensa, 4ª edição, 1948, Porto, p.858.
A Medalha de São Bento
Propagada em todo o mundo há mais de trezentos anos pelos monges beneditinos, e aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742, a Medalha de São Bento tornou-se célebre por sua extraordinária eficácia no combate aos demônios e suas manifestações; protege contra malefícios de toda espécie, doenças contagiosas, picadas de serpentes e outros animais venenosos; protege também os animais domésticos e veículos. Aprovada e louvada pelos Papas, a Medalha de São Bento possui a força exorcística da Santa Cruz do Redentor - o sinal de nossa salvação.
Dom Próspero Guéranger O.S.B., A Medalha de São Bento, Artpress, 1999, São Paulo.
Notas
(*) São Pedro compara o demônio a um leão rugidor que gira em torno dos homens para tentar devorá-los (cfr. I Petr. 5, 8 e 9).
(**) Cfr. Charles Baudelaire, poeta francês satanista (1821-1867): “A melhor astúcia do diabo é fazer-nos crer que não existe”.
1. Monsenhor Cristiani, Presencia de Satán en el mundo moderno, Ediciones Penser, Buenos Aires, 1962, pp. 94-95. Tradução castelhana da edição original francesa (Éditions France-Empire, Paris, 1959) por Marta Acosta Vam Praet.
2. Ad Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 4ª ed., Livraria Apostolado da Imprensa, Porto, Portugal. Tradução Portuguesa da 5ª edição (1920) do original francês pelo Pe. Dr. João Ferreira Fortes.
3. Cfr. Monsenhor Cristiani, op. cit. pp. 63 e 64.
4. Op. cit., pp. 64-65.
5. Op. cit., pp. 65-66.
6. Op. cit., pp. 67-68.
7. Op. cit., pp. 68, 69-70.
8. Op. cit., pp. 70, 71-72.
9. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1953, vol. 10, p. 1948.
10. Mons. Henri Delassus, La Conjuration Antichrétienne; Desclée, De Brouwer et Cie., Lille, 1910, tomo 1, p. 12.
11. Cfr. John L. McKenzie S. J., Dicionário Bíblico, São Paulo, Paulinas, 4ª ed., 1983, pp. 2 e 133).
12. De Plácido e Silva, Vocabulário Jurídico, Livraria Forense, Rio de Janeiro, 10ª ed., 1987, vol. 1, p. 420.
13. Abbé Emmanuel Barbier, Histoire Populaire de L’Église, P. Lethielleux, Éditeur, Paris, 1910, pp. 181-182.
14. Pe. Gabriele Amorth, Um exorcista conta-nos, Paulinas, Lisboa, 3ª ed., 1998, p. 57.
15.Frei Boaventura Kloppenburg O. F. M., O Espiritismo no Brasil, Estudos 1, Vozes, Petrópolis, 1960, p. 51
16. Idem, Sobre a Heresia Espírita, Vozes, 4ª ed., 1957, p. 23.
17. Idem, ibidem.
18. Op. cit., pp. 9-18.
19. Op. cit., p. 16.
20. Op. cit., p. 17
21. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1953, vol. 10, p.677.
22. Idem, p.678.
23. Enciclopedia Cattolica, vol. 11, p. 1135 e ss.
24. Pe. Gabriele Amorth, op. cit., p. 97
25. Op. cit., p. 21.
26. Op. cit., p. 22.
27. Op. cit., p. 59.
28. Op. cit., p. 60.
29. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1950, vol. 5, p. 596.
30. Pe. Gabriele Amorth, op. cit., pp. 43-45.
31. Larry Rother, Relação com candomblé divide católicos da Bahia, “The New York Times”, 12. 01. 2000.
32. The Catholic Encyclopedia, The Universal Knowledge Foundation, Inc. New York, 1912, vol. 14, p. 383.
33. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1953, vol. 11, p. 662.
34. Agência Zenit, Roma, 10-5-2000.
Um inimigo que nos vigia continuamente. Como um chacal, ronda suas vítimas
à espreita do momento para devorá-las.*
Sua tática principal: fazer-nos crer que ele não existe.**
Edson Neves
“Uma jovem professora de Avignon (França), que dava sinais de possessão demoníaca, foi conduzida, por ordem do Bispo, ao Cura d’Ars. Ia acompanhada de um vigário e da Superiora das Franciscanas de Orange. Chegaram a Ars em 27 de dezembro de 1857. No dia seguinte, fizeram-na entrar na sacristia, no momento em que o santo Cura revestia-se para celebrar a Missa. Em seguida a possessa se pôs a gritar, procurando fugir:
“- Tem gente demais aqui! – exclamava.
“- Tem gente demais, – acrescentou o Cura – pois bem, saiam todos!
“E, a um sinal de sua mão, ficou só, frente a frente com Satanás. No início, apenas ouviu-se dentro da igreja um ruído confuso e violento. Logo o tom se elevou ainda mais. O vigário de Avignon, vigilante junto à porta, pôde captar o seguinte diálogo:
“- Queres sair a todo custo? -- dizia o Padre Vianney.
“- Sim!
“- E por quê?
“- Porque estou com um homem que não quero!
“- Não me queres então? -- perguntou o Cura com tom irônico.
“- Não! - gritou o espírito infernal. E este não! foi proferido em tom estridente e furioso.
“Quase em seguida, a porta tornou a abrir-se. Todos puderam ver a jovem professora chorando de alegria .... E voltando-se para o Padre Vianney, disse-lhe:
“- Tenho medo que ele volte!
“- Não, minha filha -- respondeu-lhe o santo homem --, ou não tão breve.
“A jovem pôde retomar suas funções de educadora na cidade de Orange. E ele não retornou”.
Eis aí um, dentre tantos fatos históricos que comprovam experimentalmente a existência do demônio e sua ação característica na alma e no corpo de uma possessa, descrito por Mons. Cristiani, conhecido autor francês, em sua obra Presença de Satan no mundo moderno (1).
O renomado teólogo francês Ad Tanquerey, em sua conhecida obra Compêndio de Teologia Ascética e Mística assim descreve a ação do demônio sobre os homens: “Cioso de imitar a ação divina na alma dos Santos, esforça-se o demônio por exercer também o seu império ou antes a sua tirania sobre os homens. Às vezes assedia, por assim dizer, a alma por fora, suscitando-lhe horríveis tentações; outras vezes instala-se no corpo e move-o a seu talante, como se fosse senhor dele, a fim de lançar a perturbação na alma. No primeiro caso temos a obsessão, no segundo a possessão” (2).
Assim, enquanto mediante a obsessão (ver quadro ao final) o demônio atua externamente suscitando no homem tentações, grandes ou pequenas, mas sempre perigosas, pela possessão ele instala-se no corpo deste para perturbar a alma.
Eis a explicação, apresentada por Mons. Cristiani em sua referida obra, sobre a natureza e a causa da possessão:
“Não existe talvez fato mais extraordinário que o da possessão diabólica. Que tal fato existe é o que demonstram muitíssimas experiências. Sem dúvida, houve possessos desde muito tempo antes da vinda de Jesus Cristo à Terra. Houve possessos em torno dEle, como o Evangelho no-lo mostra. Na Igreja primitiva, foram inúmeros os casos, e a instituição da ordem dos exorcistas, entre os membros do clero, é uma boa prova disso. ....
“A teologia católica, baseada sobre os fatos de possessão demoníaca, tomou posição tão decidida a respeito deste problema, que chegou a elaborar uma teoria completa sobre o assunto. Assim, o Ritual Romano, livro oficial do cerimonial eclesiástico, explica os sinais pelos quais se conhece a autêntica possessão e dá os remédios necessários para combatê-la: os exorcismos” (3).
O mesmo autor afirma, no que concerne à possessão e suas causas, que não podemos escolher guia mais seguro e mais preciso que a obra de Mons. Saudreau, L’état mystique... et les faits extraordinaires de la vie spirituel (Paris, Amat, 2ª ed., 1921).
Natureza de um fenômeno estranho: a possessão
“Segundo Mons. Saudreau, a possessão nunca chega até a animação. Isto quer dizer que o demônio não substitui a alma do possesso, não dá vida ao corpo, mas, sem que saibamos como, apodera-se desse corpo, faz sua morada nele, quer seja no cérebro, quer nas entranhas, porém, em todo caso, no sistema nervoso. Não tira à alma, portanto, seu domínio normal sobre o corpo e sobre os membros; imprime às faces do rosto uma expressão desconhecida e que corresponde à ação do demônio.
“O demônio não está sempre presente no possesso. Entra nele quando quer. Provoca nele ataques. Um possesso poderá até ser liberado momentaneamente pelos exorcismos, e depois torna-se novamente presa do demônio. Em seu estado normal, o possesso é como todo mundo...
“Por outro lado, os demônios não atuam todos da mesma maneira, porque estão longe de ser totalmente iguais. Acreditava-se, não sem razão, que todos os deuses do paganismo eram demônios” (4). “Omnes dii gentium, daemonia”, diz a Escritura(Salmos 95, 5).
Múltiplas causas da possessão: o sortilégio ou bruxaria
“O bom senso popular colocaria na primeira fila das causas da possessão as faltas cometidas pelo possesso. Não é assim em absoluto. As causas de possessão são, na verdade, muito variáveis. ....
“Se os demônios fizessem livremente seus estragos entre os homens, a humanidade estaria transtornada, não seríamos mais donos de nossos destinos, a obra de Deus entre nós estaria desviada de seu objetivo. O fato é, em si, inconcebível e, por mais poderosos que sejam os demônios, a verdade é que ‘esses cães estão acorrentados’....
“Os demônios não atuam entre nós senão na medida em que obtêm -- como está escrito no Livro de Jó -- a permissão de Deus, soberano Senhor. O caso do mesmo Jó, submetido às infestações de Satanás, é uma boa prova de que não são as faltas da vítima que explicam suas penas.
“Por vezes, pode haver culpa do possesso, como reconhece Mons. Saudreau: ‘Uma pessoa ficou possessa em conseqüência de uma oração a Mercúrio, feita por ela, a conselho de uma velha curandeira’ (5).
“Em muitos casos pareceria que a origem da possessão teria sido um malefício. É o que o público denomina mais correntemente uma bruxaria. Mons. Saudreau é categórico neste ponto: ‘uma das causas mais freqüentes das vexações diabólicas é o malefício’. E esclarece: ‘os malefícios são os sacramentos do demônio’”.
“Pareceria que o demônio, depois de ter estabelecido seu ritual próprio para o lançamento de sortilégios, se vê obrigado a atuar quando o bruxo observa as formas que ele prescreveu.... Porém os malefícios não têm todos a mesma eficácia.
“No século XVII, em processo célebre, descobriu-se que os malefícios tinham por base assassinatos de crianças, pecados contra a natureza e missas sacrílegas” (6).
“A possessão pode ser e é seguramente, às vezes, uma prova permitida por Deus, como no caso do santo homem Jó ou no do Cura d’Ars; sem que tenha havido falta por parte do infestado ou do possesso e sem que haja ocorrido malefício.
“Em suma, os casos de possessão são casos extremos de um fato imenso que se estende por todo o universo espiritual: a luta do bem contra o mal, da Cidade de Deus contra a Cidade de Satanás” (7).
Como combater a possessão
O autor francês refere-se a seguir ao exorcismo como o meio de combater a possessão:
Como dissemos, o remédio que Deus quis para a possessão é o que chamamos exorcismo, que significa conjuro. Porém, existem regras muito precisas para praticar o exorcismo.
“Se a pessoa manifesta em si a presença de uma inteligência diferente da sua, existe possessão e não enfermidade. O Ritual Romano traz precisões sobre este ponto essencial. E acrescenta: ‘Os demônios suscitam todos os obstáculos que podem impedir que o paciente seja submetido a exorcismos’” (8).
O cânon 1172 do Código de Direito Canônico contém disposições concernentes aos exorcismos.
O demônio no Antigo e no Novo Testamento
O demônio é mencionado freqüentemente no Antigo Testamento, por exemplo, no Livro de Isaías: “Como caíste do céu, ó astro brilhante, que, ao nascer do dia, brilhavas?” (Is 14, 12).
O Apocalipse -- o último livro do Novo Testamento, escrito pelo Apóstolo São João Evangelista -- assim descreve a queda de Lúcifer e dos anjos rebeldes:
“E houve no Céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém, estes não prevaleceram; e o seu lugar não se achou mais no Céu. E foi precipitado aquele grande dragão, aquela antiga serpente, que se chama o Demônio e Satanás, que seduz todo o mundo; e foi precipitado na terra, e foram precipitados com ele os seus anjos” (Apoc. 12, 7-9).
Incapazes de amor, os demônios encontram-se ligados pelo ódio mútuo e ódio a todas as coisas. Por isso, tramaram também a perdição do gênero humano.
“Satanás, invisível agente pessoal, inimigo do homem, que o conduz à perdição, afastando-o de Deus” (9).
Adão e Eva cederam à tentação diabólica
“Sereis como deuses conhecendo o bem e o mal”(Gn 3, 5). Esta foi a frase que a astuta serpente disse a Eva. E, assim, Adão e Eva se deixaram seduzir.
A propósito, observa o renomado escritor e polemista francês Mons. Henri Delassus: “Desde a criação do gênero humano, o homem se extraviou. Em vez de crer na palavra de Deus, e de obedecer à sua ordem, Adão escutou a voz sedutora que lhe dizia para colocar o seu fim em si mesmo, na satisfação de sua sensualidade, nas ambições do seu orgulho” (10).
Diz piedosa tradição que Adão e Eva fizeram penitência numa caverna do monte Calvário, que tem esse nome porque ali foi descoberta a caveira do primeiro homem (cfr. Lc 23, 33). Realmente, debaixo do Calvário e ocupando o mesmo espaço do Gólgota, hoje encontra-se a capela de Adão, na qual estiveram também, até 1808, os sepulcros de Godofredo de Bouillon, que conquistou a Cidade Santa, e de seu irmão Balduíno, primeiro rei católico de Jerusalém.
“Por sua vida penitente, Adão e Eva são considerados santos e sua festa celebra-se a 19 de dezembro. Dois de seus filhos, Caim e Abel, constituem o primeiro exemplo de divisão do gênero humano: Abel é o exemplo dos fiéis que caminham para o Bem, e Caim, dos que caminham para o Mal” (11).
Os demônios conspiram contra o homem porque não podem tolerar que ele tenha sido redimido pelo Verbo Divino que se encarnou no seio puríssimo de Maria, unindo-se à natureza humana.
O pecado original foi uma vitória de Satanás sobre o homem. Mas a Redenção foi a vitória de Jesus Cristo sobre Satanás. Assim, Deus não consentiu que o demônio arrastasse todos os homens para o seu reino.
Pode-se falar num Império de Satanás?
Não se pode pôr em dúvida, entretanto, que Satanás tenha o seu Império, considerando-se o termo latino imperium no seu significado político-jurídico: “Imperium é o vocábulo empregado, em amplo sentido, para significar o supremo poder, ou a suprema autoridade, conferida a certas instituições ou a certas pessoas. Indica, assim, o próprio poder conferido ao imperador, em virtude do qual exerce sua autoridade soberana em todo território onde se situam ou limitam os domínios imperiais, em relação a todas as coisas ou a todas as pessoas” (12).
Ora, Satanás manda nos diabos e nos homens que a ele se entregam pelo pecado. Ensina Nosso Senhor que “todo o que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8, 34). E o Império de Satanás possui seu território, seu âmbito de competência e sua área de jurisdição. Tem sua metrópole e suas colônias. A metrópole é o Inferno, mas, pelo menos em potência, seu área de expansão colonial abarca toda a Terra habitável.
Em geral, fora do Inferno, à primeira vista não parece que Satanás exerça verdadeiro império sobre um território, mas apenas sobre pessoas. No entanto, se atentarmos bem ao que acontece, verificaremos que, embora de forma temporária e não permanente, há nações que se comportam, durante longos períodos de tempo, como verdadeiras colônias do Império infernal, tal é a dominação que ele exerce sobre o povo no seu conjunto. Em outros lugares, não possui Satanás debaixo de suas ordens senão minorias nacionais dispersas, mais numerosas ou menos; mas há nações em que as maiorias e os governos vivem como que subjugados por ele.
Exemplo frisante disso foi a extinta e desditosa U.R.S.S. A respeito do regime que nela imperava, Mons. André Sheptyskyj, Arcebispo de Lvov e líder da Igreja Católica na Ucrânia durante as perseguições de Lênin e Stalin, escreveu à Santa Sé uma carta, na qual figura uma frase bastante significativa: “Este regime só pode se explicar como um caso de possessão diabólica coletiva”. E pediu ao Papa Pio XI que sugerisse a todos os sacerdotes e religiosos do mundo que “exorcizassem a Rússia soviética”. O Prelado ucraniano faleceu em 1944, estando atualmente em andamento seu processo de beatificação(cfr. Catolicismo, no 590, fevereiro 2000, p.19).
A questão levantada pelo Arcebispo ucraniano não se colocaria hoje, talvez até com mais razão, em alguns lugares do mundo, uma vez que o processo revolucionário multissecular de destruição da civilização cristã não fez senão acentuar-se intensamente desde então? Assim, não estaríamos assistindo, em escala crescente, a um fenômeno de possessão coletiva, ao menos em largas esferas do mundo atual?
Questão ainda mais delicada: pode o demônio insinuar-se dentro da própria Igreja de Jesus Cristo, em certos períodos de grande provação e pecado? Para responder com segurança a tal pergunta seria preciso que teólogos – autênticos teólogos de ortodoxia ilibada – o estudassem com cuidado e se pronunciassem a respeito. Mas a pergunta não pode deixar de ser levantada tendo em vista o memorável pronunciamento de Paulo VI sobre as calamidades na fase pós-conciliar da Igreja, feito em 29 de junho de 1972, na Alocução "Resistite fortes in fide", que citamos aqui na versão da Poliglotta Vaticana (maiúsculas nossas):
O Pontífice, "referindo-se à situação da Igreja de hoje, afirmou ter a sensação de que `por alguma fissura tenha entrado a fumaça de Satanás no templo de Deus'. Há a dúvida, a incerteza, o complexo dos problemas, a inquietação, a insatisfação, a confrontação. Não se confia mais na Igreja; confia-se no primeiro profeta profano que nos venha falar, por meio de algum jornal ou movimento social, a fim de correr atrás dele e perguntar-lhe se tem a fórmula da verdadeira vida. E não nos damos conta de que já a possuímos e somos mestres dela. Entrou a dúvida em nossas consciências, e entrou por janelas que deviam estar abertas à luz. .... Também na Igreja reina este estado de incerteza. Acreditava-se que, depois do Concílio, viria um dia ensolarado para a História da Igreja. Veio, pelo contrário, um dia cheio de nuvens, de tempestade, de escuridão, de indagação, de incerteza. Pregamos o ecumenismo, e nos afastamos sempre mais uns dos outros. Procuramos cavar abismos em vez de enchê-los. Como sucedeu isto? O Papa confia aos presentes um pensamento seu: o de que tenha havido a intervenção de um poder adverso. Seu nome é o diabo, este misterioso ser ao qual também alude São Pedro em sua Epístola" (Cfr. Insegnamenti di Paolo VI, Tipografia Poliglotta Vaticana, vol. X, pp. 707-709).
O Império de Satanás possui os seus cidadãos
Entre os homens, ao Império de Satanás pertence aquele que o deseje: é suficiente um pecado mortal para adquirir cidadania nesse Império; e para nele permanecer, basta a falta de contrição, que se torna muito fácil pela preguiça ou má vontade em encarar de frente o próprio pecado, reconhecê-lo e humildemente acusá-lo no tribunal da Confissão.
A cidadania infernal concede o “direito” de satisfazer todos os apetites da concupiscência, e de praticar todos os pecados mortais correspondentes, enquanto houver saúde e dinheiro. Em troca, os deveres impostos por esse Império cumprem-se geralmente depois da morte, e consistem em suportar o insuportável fogo eterno... Por outro lado, basta o verdadeiro arrependimento dos pecados e o sacramento da Confissão para livrar-se da tirania desse Império.
Quanto à principal tática do demônio para atuar internamente na Igreja, desde que Ela foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo, é a disseminação das heresias.
O conhecido historiador francês do início do século XX, Pe. Emmanuel Barbier, comenta a esse respeito: “O flagelo da heresia decorre de duas fontes. As primeiras conquistas da Igreja haviam sido feitas sobre o elemento judeu e sobre o elemento pagão. Aqueles que aceitaram o Evangelho, nele não reconheceram toda a divina salvação, que é preciso receber simplesmente, sem acréscimo e sem atenuação. Muitos misturaram à doutrina cristã outros ensinamentos e deram assim nascimento às heresias. Estes ensinamentos estranhos estavam incrustados quer no judaísmo, quer no paganismo” (13).
“O número dos tolos é infinito”: o gosto de ser enganado
Diz antigo provérbio que o mundo quer ser enganado, e por isso, em todas as idades houve embusteiros que trataram de satisfazer esse desejo das massas. E o demônio pode utilizar-se desses embusteiros para afastar as pessoas da verdadeira Fé.
A essa má inclinação, as Sagradas Escrituras acrescentam que “os perversos dificultosamente se corrigem e o número dos tolos é infinito” (Ecl 1, 15).
Quando o embuste se vela sob formas religiosas ou misteriosas e atua por meio de agentes de mistificação com poderes desconhecidos ou preternaturais, então ele pode arraigar-se de tal modo no coração, que a luz claríssima da verdade dificilmente consegue arrancá-lo da imaginação popular.
Exemplo frisante de estultice popular o leitor encontrará nos episódios vividos pelo Profeta Daniel (Dn 14, 1-42). Depois dele desmascarar o falso deus Baal dos babilônios, estes o quiseram matar!...
* * *
É ótima defesa contra o demônio usar sobre si a Medalha Milagrosa, o Escapulário do Carmo, o Agnus Dei, a Medalha de São Bento (ver quadro ao final), a água benta etc. De nada adiantarão, porém, se a pessoa não se empenhar na observância dos Mandamentos.
O Pe. Gabriele Amorth -- de quem falaremos adiante -- assim se refere ao uso da Medalha Milagrosa: “Constatei em várias ocasiões a eficácia das medalhas que as pessoas usam com fé. Bastaria falar da Medalha Milagrosa difundida em milhões de exemplares no mundo depois da aparição da Virgem a Santa Catarina Labouré (Paris, 1830); se falássemos das graças prodigiosas recebidas através dessa simples medalhinha, nunca mais acabaríamos” (14).
Cultos afro-asiáticos de conotação satanista na atualidade
O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira observava que “o homem gosta de meias verdades, mas tem horror à verdade total”. E Donoso Cortez, renomado escritor, filósofo e sociólogo espanhol, diz que “o espírito humano tem fome de absurdo e de pecado” (cfr. Obras Completas: Ensaio sobre o Catolicismo, B.A.C., Madrid, 1946, Tomo 2, p. 377).
É por isso que a grande maioria dos homens prefere o caminho fácil das meias verdades, desembocando em religiões falsas. O demônio os atrai como pode, explorando suas más tendências e seus vícios. Assim, a uns conseguirá arrastar diretamente para o satanismo radical dos sacrifícios cruentos. A outros, atrairá para as formas mais veladas de falsa religiosidade que parecem benignas, às vezes sob a capa de filantropia ou de bem espiritual, como certas práticas hinduístas.
Exemplo típico, entre muitos, de satanismo cruento, é o caso de uma vendedora do Rio de Janeiro que declarou ter matado a própria filha de três anos em um ritual de magia negra. Ela foi presa com o concubino e a mãe de santo, que também teriam participado do crime, no litoral fluminense (cfr. “O Estado de São Paulo”, 15-1-99).
A difusão de cultos afro-asiáticos de conotação satanista é hoje uma realidade. No Uruguai, por exemplo, a umbanda é a prática religiosa que mais cresce, a tal ponto que a festa de Iemanjá é a mais popular do país, atraindo para as praias centenas de milhares de praticantes desse culto de origem africana (cfr. “Folha de S. Paulo”, 27-11-99).
Mesmo aqueles que procuram esses cultos por razões folclóricas ou turísticas, arcam com o risco de ser envolvidos por eles e sofrerem as conseqüências.
Espiritismo umbandista
D. Frei Boaventura Kloppenburg O.F.M., Bispo de Novo Hamburgo (RS), explica: “Não podemos indicar uma data exata para a aparição, entre nós, daquilo que hoje se chama espiritismo de Umbanda. Movimentos populares, de origem nitidamente africana, com fachadas cristãs, mas fortemente paganizadas e diretamente influenciadas pelas práticas espíritas, aos poucos se aglutinaram e continuam a coordenar-se ainda hoje, para formar a umbanda (palavra africana que significa feitiçaria). O Batuque do Sul, a Macumba do Rio, o Candomblé da Bahia, o Xangô de Pernambuco, o Catimbó do Nordeste, o Nagô ou as Casas de Minas do Maranhão, a Pajelança da Amazônia: eis a matéria remota desse novo tipo de Espiritismo. Os Kardecistas não toleram que se qualifique a Umbanda como espírita. Mas os próprios umbandistas continuam a proclamar empenhadamente que também eles são verdadeiros espíritas. A Federação Espírita Brasileira, numa solene declaração, publicada no órgão oficial Reformador, de julho de 1953, página 149, acabou concedendo aos umbandistas o ‘privilégio’ de se chamarem espíritas” (15).
Evocar os mortos: proibição formal da Igreja
Em sua obra Sobre a heresia espírita, o mesmo autor acrescenta: “A prática generalizada pelo espiritismo de evocar os mortos não é recente. O espiritismo atual é a continuação da magia e da necromancia de tempos idos. Já no Antigo Testamento existem testemunhos das consultas aos mortos praticadas pelos hebreus” (16).
E prossegue: “Mas o fim visado foi sempre o mesmo: evocar os mortos, para deles saber alguma coisa. O espiritismo moderno, portanto, é a magia ou a necromancia da Antigüidade. Ora, consta de textos insofismavelmente claros do Antigo Testamento que Deus proibiu, sob as mais severas penas, semelhantes práticas de necromancia e magia” (17).
Eis abaixo alguns textos da Sagrada Escritura, que condenam severamente a necromancia e a magia:
· Êxodo 22, 18: “Não deixarás viver os feiticeiros”.
· Levítico 20, 27: “O homem ou a mulher em que houver espírito pitônico ou de adivinho, sejam punidos de morte. Apedrejá-los-ão, o seu sangue cairá sobre eles”.
· Lev. 19, 31: “Não vos dirijais aos magos, nem interrogueis os adivinhos, para que vos não contamineis por meio deles. Eu sou o Senhor vosso Deus”.
· I Reis 28, 5-25: Estes versículos narram a história do rei Saul, que foi consultar uma pitonisa. A conseqüência do episódio inteiro é exposta no I Livro dos Paralipômenos 10, 3: “Morreu, pois, Saul, por causa das suas iniqüidades, porque tinha desobedecido ao mandamento que o Senhor lhe tinha imposto e não tinha observado; e além disso tinha consultado a pitonisa e não tinha posto a sua esperança no Senhor; por isso Ele o matou, e transferiu o seu reino para David, filho de Isaí”.
· IV Reis 17, 17: “E consagraram seus filhos e suas filhas por meio do fogo, e entregaram-se a adivinhações e agouros, e abandonaram-se a fazer o mal diante do Senhor, provocando a sua ira”.
· Isaías 8, 19-20: “E quando vos disserem: Consultai os pitões e os adivinhos, que murmuram em segredo nos seus encantamentos: Acaso não consultará o povo ao seu Deus, há de ir falar com os mortos acerca dos vivos? Antes à Lei e ao Testamento que se deve recorrer. Porém, se eles não falarem na conformidade desta palavra, não raiará para eles a luz da manhã”.
Em vista do acima exposto, decorre a proibição divina de evocar os mortos e consultar médiuns, macumbeiros, gurus, cartomantes. Tal proibição é clara, repetida, enérgica e severíssima.
O espiritismo: verdadeira heresia
Em face dessa tão radical negação de toda a doutrina cristã, o Episcopado Brasileiro, reunido no VI Congresso Eucarístico Nacional (1953), presentes os Senhores Cardeais, Arcebispos, Bispos e Prelados e o Representante da Nunciatura Apostólica, Mons. João Ferrofino, determinou que: “Os espíritas devem ser tratados como verdadeiros hereges” (18).
O que vem a ser, pois, o herege? É aquele que, após o batismo, nega com pertinácia qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou duvida pertinazmente a respeito dela, uma vez que o Direito Canônico assim define a heresia: “Chama-se heresia a negação pertinaz, após a recepção do batismo, de qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou a dúvida pertinaz a respeito dela” (cân. 751).
É essencial ao herege, pois, negar com pertinácia. Não seria herege quem negasse uma verdade sem obstinação, sem saber que se trata de verdade de Fé. Portanto não são hereges, nem podem ser tratados como tais, todos aqueles que, por ignorância e iludidos pela falaz propaganda espírita, aderiram ao espiritismo. Mas se, avisados, persistirem no espiritismo, tornam-se pertinazes, e, portanto, hereges, devendo conseqüentemente ser tratados como tais.
Em seu livro acima mencionado, D. Frei Boaventura Kloppenburg conclui que “é sem dúvida severo e inexorável o modo de tratar os espíritas. Mas é uma medida necessária e justa. .... O modo como continuam a evocar os mortos equivale a uma insurreição aberta contra Deus e a Igreja” (19).
Por isso, “os espíritas excluíram-se a si mesmos da Igreja” (20).
Condenações do reencarnacionismo há muitos séculos
“Reencarnação é o termo usado para indicar a passagem da alma de um a outro corpo humano. Há um significado mais restrito da metempsicose, que indica a transmigração da alma humana através de vários corpos dos homens, dos animais, das plantas etc” (21).
“No século IV, Orígenes tentou apresentar esta doutrina como sendo católica, inspirando-se em Platão, levantando-se contra ele uma forte polêmica. Ela foi condenada pelo Concílio de Constantinopla no ano de 543 (Papa Virgílio). O absurdo da reencarnação foi posto a nu em declarações inequívocas do Magistério Eclesiástico, segundo o qual, após a morte, cada indivíduo é julgado e recebe um destino eterno irrevogável(cfr. II Concílio de Lyon, ano 1274; Constituição Apostólica Benedictus Deus, de Bento XII, 29-1-1336; Decretum pro graecis, do Concílio de Florença, 4-6-1439)” (22).
“Um decreto do Santo Ofício, de 4 de agosto de 1856, declara ilícita, herética e escandalosa a prática de evocar as almas dos mortos, receber respostas etc.; a declaração da S. Penitenciária (1º de fev./1882), declara ilícito assistir, ainda que passivamente, às consultas e jogos espíritas. Leão XIII proibiu a leitura e a posse dos livros nos quais se ensina ou se recomenda o sortilégio, a adivinhação, a magia, a evocação dos espíritos e semelhantes superstições” (23).
Faltam exorcistas autênticos
O Pe. Gabriele Amorth, exorcista oficial da Diocese de Roma, esclarece em seu ensaio Um exorcista conta-nos: “O demônio faz tudo para não ser descoberto, mostra-se muito lacônico e procura todos os meios para desencorajar o paciente e o exorcista” (24).
E acrescenta: “Os exorcistas na Itália são pouquíssimos, e os que estão preparados, ainda são menos. A situação noutros países é ainda pior, por isso têm-me procurado para a bênção pessoas vindas da França, Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha e Inglaterra, onde -- a se acreditar no que me dizem -- não conseguiram encontrar um exorcista. Incúria dos bispos e dos sacerdotes?” (25).
“Hoje em dia a Pastoral, neste setor e no mundo católico, está completamente descurada. Não era assim no passado. Cada Catedral devia ter um exorcista, do mesmo modo que tem um confessor, e deviam ser tanto mais numerosos os exorcistas, quanto maiores fossem as necessidades: nas paróquias mais importantes, nos santuários” (26).
“Minha experiência direta leva-me a afirmar que novos fatores estão na origem do aumento considerável das vítimas do Maligno. Em primeiro lugar, analisemos a situação do mundo consumista do Ocidente em que o sentido materialista e hedonista da vida fez com que muita gente perdesse a fé. Penso que sobretudo na Itália uma grande parte da culpa cabe ao comunismo e ao socialismo que, com as doutrinas marxistas, dominaram nestes últimos anos a cultura, a educação e o mundo do espetáculo” (27).
“A magia e o espiritismo são incentivados por vários canais de televisão. Acrescentem-se ainda os jornais e os espetáculos de horror, em que ao sexo e à violência se aliam mesmo um sentido de perfídia satânica e a difusão de certas músicas de massa que invadem o público até à obsessão. Faço aqui muito particularmente referência ao rock satânico ....” (28).
“Os Exorcismos são esconjuros ou mandados imperativos que o ministro autorizado pela Igreja faz em nome de Deus contra o demônio, para que abandone as pessoas por ele possuídas ou cesse de infestar pessoas ou coisas, ainda que inanimadas” (29).
Visão de Leão XIII: crescente atuação diabólica no mundo
E ainda o mesmo autor diz:
“Muitos de nós recordamos que, antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, os celebrantes e os fiéis, no fim de cada missa, ajoelhavam-se para rezar uma oração a Nossa Senhora e outra a São Miguel Arcanjo:
‘São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, sede nosso auxílio contra a malícia e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e Vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no Inferno a Satanás e os outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas.’
“Como é que nasceu esta oração? Transcrevo o artigo escrito pelo Pe. Domenico Pechenino na revista Ephemerides Liturgicae, 1955, pp. 58-59: Não me lembro exatamente do ano. Uma manhã, o grande Pontífice Leão XIII tinha celebrado a S. Missa e estava a assistir a uma outra de ação de graças, como de costume. De repente, viu-se ele virar energicamente a cabeça, depois de fixar qualquer coisa intensamente, sobre a cabeça do celebrante. Finalmente, voltando a si, bate ligeira, mas energicamente com a mão, levanta-se. Dirige-se ao seu escritório particular. Daí a uma meia hora, manda chamar o Secretário da Congregação dos Ritos, e estendendo-lhe uma folha de papel, manda fazê-la imprimir e enviar a todos os Ordinários do mundo. Que assunto continha? A oração que rezávamos no fim da missa com o povo” (30).
Apesar dos embustes do sincretismo religioso, a doutrina católica não mudou
Ora -- poderia objetar algum leitor --, há eclesiásticos que abrem os braços e dialogam amigavelmente com macumbeiros e espíritas.
Infelizmente é bem verdade que, sobretudo nos últimos 30 ou 40 anos, muitas declarações e atitudes de membros do clero parecem em contradição com a doutrina acima exposta.
Uma conferência anual de padres e Bispos negros realizada em Salvador, em julho do ano passado, incluiu uma visita aos dois principais terreiros de candomblé. Chocado com isto, o Pe. Pierre Mathon anunciou que celebraria uma missa de repúdio às práticas religiosas que descreveu como demoníacas, e acusou o clero em questão de desviar-se da única Fé verdadeira. “O diálogo é bom, mas fechar os olhos aos padres católicos que recebem as bênçãos de sacerdotes do cadomblé é simplesmente inaceitável”, afirmou o Pe. Mathon durante sermão em Salvador. E acrescentou: “Esses padres são a própria Igreja e estão dando um mau exemplo”. ....
É o que confirma o próprio Arcebispo Primaz de Salvador, D. Geraldo Majella, que atribui as manifestações de sincretismo religioso presentes na Bahia à “.... falta de conhecimento mais profundo da Religião e da Fé católica. Conseqüentemente, acreditam que qualquer coisa vale, que tudo está bem, que você pode misturar a Fé da Igreja com um outro credo, como se fosse algum tipo de mescla”, comentou em declarações reproduzidas por Larry Rohter no “The New York Times” (31).
Convém insistir, portanto, que o sincretismo -- fusão de várias formas e opiniões religiosas (32) -- apresenta-se como um “fenômeno universal em relação aos problemas religiosos mais graves, especialmente no que se refere ao judaísmo e ao cristianismo” (33). Mistura os Santos da Religião Católica com personagens, míticos ou não, de outras religiões, sejam elas o espiritismo, o candomblé, a macumba, ou qualquer outro culto pagão. Trata-se de um artifício de que pode servir-se o diabo para enganar os incautos, especialmente as pessoas que vivem na ignorância religiosa.
Além do sincretismo, é inquietante a difusão considerável que a superstição, a magia e o ocultismo vêm alcançando em nossos dias, como veremos a seguir.
Tão universal é o fenômeno, que recente notícia da agência Zenit menciona o espantoso avanço do esoterismo e da magia no país em que se encontra o próprio centro da Igreja Católica e da Cristandade:
“No mínimo inquietantes: assim são os dados oferecidos no Congresso sobre Superstição, Magia e Satanismo na Úmbria, organizado pelo Instituto Teológico de Assis. Os números falam por si mesmos: mais de 12 milhões de italianos recorrem a um mago pelo menos uma vez por ano, mais mulheres do que homens, 40% com estudos secundários, 30% com estudos universitários superiores. A Agencia ANSA cita Mons. Ennio Antonelli, secretário-geral da Conferência Episcopal italiana: ‘com a taxa de 8 por mil do imposto sobre a renda que se destina às igrejas e religiões, a Igreja Católica recebe 500 milhões de dólares, por ano, enquanto a quantia faturada pelo mundo do ocultismo chega a 750 milhões de dólares’ (34).
A nós, católicos leigos, cumpre, nas tristes circunstâncias atuais, redobrar os esforços para esclarecer o próximo sobre a expansão das várias formas de cultos satânicos que vão corroendo o catolicismo no Brasil. Peçamos a Nossa Senhora Aparecida e a São Miguel Arcanjo que nos dêem toda proteção e ajuda nessa luta contra o Império de Satanás.
Obsessão: tentações mais intensas e prolongadas
“A obsessão é em substância uma série de tentações mais violentas e duradouras que as tentações ordinárias. É externa quando atua sobre os sentidos externos, por meio de aparições; internas, quando provoca impressões íntimas. É raro que seja puramente externa, visto o demônio não atuar sobre os sentidos senão para perturbar mais facilmente a alma. Há, contudo, Santos que, pelo fato de serem obsedados exteriormente por toda a qualidade de fantasmas, conservam na alma uma paz inalterável”.
Ad Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, Livraria Apostolado da Imprensa, 4ª edição, 1948, Porto, p.858.
A Medalha de São Bento
Propagada em todo o mundo há mais de trezentos anos pelos monges beneditinos, e aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742, a Medalha de São Bento tornou-se célebre por sua extraordinária eficácia no combate aos demônios e suas manifestações; protege contra malefícios de toda espécie, doenças contagiosas, picadas de serpentes e outros animais venenosos; protege também os animais domésticos e veículos. Aprovada e louvada pelos Papas, a Medalha de São Bento possui a força exorcística da Santa Cruz do Redentor - o sinal de nossa salvação.
Dom Próspero Guéranger O.S.B., A Medalha de São Bento, Artpress, 1999, São Paulo.
Notas
(*) São Pedro compara o demônio a um leão rugidor que gira em torno dos homens para tentar devorá-los (cfr. I Petr. 5, 8 e 9).
(**) Cfr. Charles Baudelaire, poeta francês satanista (1821-1867): “A melhor astúcia do diabo é fazer-nos crer que não existe”.
1. Monsenhor Cristiani, Presencia de Satán en el mundo moderno, Ediciones Penser, Buenos Aires, 1962, pp. 94-95. Tradução castelhana da edição original francesa (Éditions France-Empire, Paris, 1959) por Marta Acosta Vam Praet.
2. Ad Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 4ª ed., Livraria Apostolado da Imprensa, Porto, Portugal. Tradução Portuguesa da 5ª edição (1920) do original francês pelo Pe. Dr. João Ferreira Fortes.
3. Cfr. Monsenhor Cristiani, op. cit. pp. 63 e 64.
4. Op. cit., pp. 64-65.
5. Op. cit., pp. 65-66.
6. Op. cit., pp. 67-68.
7. Op. cit., pp. 68, 69-70.
8. Op. cit., pp. 70, 71-72.
9. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1953, vol. 10, p. 1948.
10. Mons. Henri Delassus, La Conjuration Antichrétienne; Desclée, De Brouwer et Cie., Lille, 1910, tomo 1, p. 12.
11. Cfr. John L. McKenzie S. J., Dicionário Bíblico, São Paulo, Paulinas, 4ª ed., 1983, pp. 2 e 133).
12. De Plácido e Silva, Vocabulário Jurídico, Livraria Forense, Rio de Janeiro, 10ª ed., 1987, vol. 1, p. 420.
13. Abbé Emmanuel Barbier, Histoire Populaire de L’Église, P. Lethielleux, Éditeur, Paris, 1910, pp. 181-182.
14. Pe. Gabriele Amorth, Um exorcista conta-nos, Paulinas, Lisboa, 3ª ed., 1998, p. 57.
15.Frei Boaventura Kloppenburg O. F. M., O Espiritismo no Brasil, Estudos 1, Vozes, Petrópolis, 1960, p. 51
16. Idem, Sobre a Heresia Espírita, Vozes, 4ª ed., 1957, p. 23.
17. Idem, ibidem.
18. Op. cit., pp. 9-18.
19. Op. cit., p. 16.
20. Op. cit., p. 17
21. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1953, vol. 10, p.677.
22. Idem, p.678.
23. Enciclopedia Cattolica, vol. 11, p. 1135 e ss.
24. Pe. Gabriele Amorth, op. cit., p. 97
25. Op. cit., p. 21.
26. Op. cit., p. 22.
27. Op. cit., p. 59.
28. Op. cit., p. 60.
29. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1950, vol. 5, p. 596.
30. Pe. Gabriele Amorth, op. cit., pp. 43-45.
31. Larry Rother, Relação com candomblé divide católicos da Bahia, “The New York Times”, 12. 01. 2000.
32. The Catholic Encyclopedia, The Universal Knowledge Foundation, Inc. New York, 1912, vol. 14, p. 383.
33. Enciclopedia Cattolica, Città del Vaticano, 1953, vol. 11, p. 662.
34. Agência Zenit, Roma, 10-5-2000.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ATUAR NO MINISTÉRIO DE LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL
1º Submetermo-nos a Deus (significa aumentar a obediência e sujeitar-se).
a) A obediência a Deus e a sua palavra é fundamental para o “ministério de libertação”.
b) O ministro não deve questionar as ordens de Deus, mas deve obedecer de coração custe o que custar.
c) Precisamos reconhecer a Jesus como o único Senhor da nossa vida.
d) Alguns de nós temos dificuldades de se submeter ao Pai Celeste, quando fazemos comparação ao nosso pai humano; por isso devemos ser persistentes em romper com estas dificuldades, pois somos novas criaturas e possuímos um novo Pai (João 1:11-12).
2º Resistir ao Demônio (significa oposicão ao pecado,a mentira, etc).
a) A falta de persistência tem sido a maior vantagem de satanás para com os cristãos.
b) A persistência em se movimentar contra as trevas é fundamental para se obter a vitória. Precisamos aprender a ser persistentes, esta deve ser uma ação “contínua” na vida dos que querem servir neste ministério.
c) Na batalha espiritual diária, devemos ser persistentes em:
· examinar nossa consciência perdoando nossos desafetos.
· sermos frequentes na Oração e na Confissão Sacramental (quando necessária).
· Comunhão diária.
d) Exemplos bíblicos de persistências na batalha espiritual:
· Jesus (Mateus 4:1-11; Marcos 5:1-20).
· Apóstolo São Paulo(2 Coríntios 12:7-10).
· São Miguel Arcanjo (Judas 9; Apocalipse 12:7-8).
· Mulher Cananéia (Mateus 15:21-28).
e) Exemplo de uma má persistência na batalha espiritual:
· Adão e Eva (Gêneses 3).
· Discípulos (Mateus 17:14-21).
· Pedro (Mateus 16:21-23).
· Judas (Lucas 22:3-4).
· Sete filhos de Eva (Atos 19:13-17).
f) Só haverá vitória para os persistentes.
g) Ter uma vida pessoal de oração é fundamental.
A meta é buscar a intimidade com Deus. A nossa vida particular de oração é o principal barômetro usado para medir a qualidade da nossa vida com Deus.
DESFRUTE DA ORAÇÃO:
O tempo ------------------------ O bastante para se deleitar com Deus.
O lugar -------------------------Um lugar tranqüilo
A atitude ---------------------- Creia no Deus da Misericórdia.
O formato ----------------------- Santo Rosário e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A qualidade --------------------- Seja objetivo, claro e sincero.
O jejum -------------------------- Nos molda e nos faz íntimos com Deus.
(h) Purificar as Mãos e Limpar o Coração através da Confissão
- Purificar as mãos refere-se aquilo que fazemos, ou seja, as nossas atitudes.
- Limpar o coração refere-se aquilo que pensamos. Ao que se passa em nossa mente.
- O soldado ferido, machucado, desajustado, desequilibrado, cheio de pecados, não pode ir ao campo de batalha. É necessário, primeiramente, estar com a vida em ordem.
- Santidade significa ter ódio ao pecado, amar a Jesus e ao próximo.
ORAR POR CURA É UM ATO DE AMOR
Jesus veio ao mundo para nos salvar de tudo, para nos curar de toda e qualquer enfermidade: "O Espírito de Deus está sobre mim porque ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Enviou-me para proclamar aos cativos a libertação e aos cegos a recuperação da vista, para restituir aos oprimidos a liberdade, e proclamar o ano da graça do Senhor" (Lc 4,17c-19).
Tipos de cura
"Levando em conta que o homem tem três dimensões: corpo, alma e espírito (cf. 1Ts 5,23), compreendemos que existem os males físicos, os da alma ou interiores e os espirituais. Se somos atingidos em qualquer área interior, necessitamos de uma cura interior; se somos atingidos em nosso espírito, contaminando-nos com falsas doutrinas e apartando-nos da sã doutrina da salvação, precisamos de uma cura espiritual ou libertação; se somos atingidos no corpo com alguma enfermidade, necessitamos de uma cura física." (Perdigão, 2002).
No Manual do Ministério de Cura e Aconselhamento da Comunidade Shalom, as autoras afirmam que "todo ser humano, uns mais outros menos, tem necessidade de cura interior; isto porque todos temos feridas internas, muitas vezes ocultas, imperceptíveis, mas que podem influenciar de modo muito negativo nosso caráter, nosso comportamento, as nossas vidas, impedindo-nos de alcançar a integridade emocional, ou seja, de viver uma vida emocional equilibrada e relacionamentos sadios, e de crescer em santidade." (Mohana e Perdigão, 2000, p. 31).
Perfil do ministro de cura
Somente quem experimenta o Amor pode transbordá-lo. Só quem vivenciou a dor pode penetrar no mistério da dor dos irmãos. "O sofrimento, tão presente no nosso mundo, sob tantas formas, também está presente para desencadear no homem o amor, o dom de si mesmo em favor dos que sofrem. O mundo do sofrimento humano anseia, sem cessar, um outro mundo diverso: o mundo do amor humano. A pessoa que sofre é capaz de compadecer-se do outro que sofre igualmente. E provavelmente deve esta compaixão e doação de si ao seu próprio sofrimento, ou seja, realiza com mais verdade o 'colocar-se no lugar do outro que sofre'" (Mohana e Perdigão, 2000, p. 94).
Por isso, este é um ministério muito especial, e o ministro necessita de amadurecimento humano, de uma vida de profunda intimidade com Deus - através da oração pessoal e estudo da Palavra diários, da freqüência aos sacramentos, sobretudo Eucaristia e Confissão, e amizade com Maria - e de uma grande dedicação. O nosso olhar precisa sempre ser purificado pelo Espírito Santo, nossas palavras devem ter a suavidade mariana e todo o nosso ser precisa estar voltado para Cristo Jesus, nosso único Salvador, e centrado nele.
Isso nos faz focalizar os acontecimentos da vida de cada irmão ou irmã na ótica de Deus e não na nossa limitada visão humana. Na vida do que crê, nada é em vão nem por acaso; cada acontecimento é permissão de Deus, por isso, deve ser transformado em um grande louvor, mesmo aquilo que consideramos mau! "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8,28).
Tipos de cura
"Levando em conta que o homem tem três dimensões: corpo, alma e espírito (cf. 1Ts 5,23), compreendemos que existem os males físicos, os da alma ou interiores e os espirituais. Se somos atingidos em qualquer área interior, necessitamos de uma cura interior; se somos atingidos em nosso espírito, contaminando-nos com falsas doutrinas e apartando-nos da sã doutrina da salvação, precisamos de uma cura espiritual ou libertação; se somos atingidos no corpo com alguma enfermidade, necessitamos de uma cura física." (Perdigão, 2002).
No Manual do Ministério de Cura e Aconselhamento da Comunidade Shalom, as autoras afirmam que "todo ser humano, uns mais outros menos, tem necessidade de cura interior; isto porque todos temos feridas internas, muitas vezes ocultas, imperceptíveis, mas que podem influenciar de modo muito negativo nosso caráter, nosso comportamento, as nossas vidas, impedindo-nos de alcançar a integridade emocional, ou seja, de viver uma vida emocional equilibrada e relacionamentos sadios, e de crescer em santidade." (Mohana e Perdigão, 2000, p. 31).
Perfil do ministro de cura
Somente quem experimenta o Amor pode transbordá-lo. Só quem vivenciou a dor pode penetrar no mistério da dor dos irmãos. "O sofrimento, tão presente no nosso mundo, sob tantas formas, também está presente para desencadear no homem o amor, o dom de si mesmo em favor dos que sofrem. O mundo do sofrimento humano anseia, sem cessar, um outro mundo diverso: o mundo do amor humano. A pessoa que sofre é capaz de compadecer-se do outro que sofre igualmente. E provavelmente deve esta compaixão e doação de si ao seu próprio sofrimento, ou seja, realiza com mais verdade o 'colocar-se no lugar do outro que sofre'" (Mohana e Perdigão, 2000, p. 94).
Por isso, este é um ministério muito especial, e o ministro necessita de amadurecimento humano, de uma vida de profunda intimidade com Deus - através da oração pessoal e estudo da Palavra diários, da freqüência aos sacramentos, sobretudo Eucaristia e Confissão, e amizade com Maria - e de uma grande dedicação. O nosso olhar precisa sempre ser purificado pelo Espírito Santo, nossas palavras devem ter a suavidade mariana e todo o nosso ser precisa estar voltado para Cristo Jesus, nosso único Salvador, e centrado nele.
Isso nos faz focalizar os acontecimentos da vida de cada irmão ou irmã na ótica de Deus e não na nossa limitada visão humana. Na vida do que crê, nada é em vão nem por acaso; cada acontecimento é permissão de Deus, por isso, deve ser transformado em um grande louvor, mesmo aquilo que consideramos mau! "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8,28).
domingo, 5 de junho de 2011
POR SUA MORTE CRISTO NOS DEU A VIDA (DO CAT. IGREJA CATÓLICA)
§550 O advento do Reino de Deus é a derrota do
reino de Satanás: "Se é pelo Espírito de Deus que
eu expulso os demônios, então o Reino de Deus
já chegou a vós" (Mt 12,28).
Os exorcismos de
Jesus libertam homens do domínio dos demônios.
Antecipam a grande vitória de Jesus sobre "o
príncipe deste mundo". É pela Cruz de Cristo que
o Reino de Deus seria definitivamente estabelecido:
"Regnavit a ligno Deus - Deus reinou do alto do
madeiro".
§566 A tentação no deserto mostra Jesus, Messias
humilde que triunfa sobre Satanás por sua total
adesão ao desígnio de salvação querido pelo Pai.
§635 Cristo desceu, portanto, no seio da terra, a
fim de que "os mortos ouçam a voz do Filho de
Deus e os que a ouvirem vivam" (Jo 5,25). Jesus,
"o Príncipe da vida", "destruiu pela morte o
dominador da morte, isto é, O Diabo, e libertou
os que passaram toda a vida em estado de
servidão, pelo temor da morte" (Hb 2,5). A partir
de agora, Cristo ressuscitado "detém a chave da
morte e do Hades" (Ap 1,18), e "ao nome de
Jesus todo joelho se dobra no Céu, na Terra e nos
Infernos" (Fl 2,10).
Um grande silêncio reina hoje na terra, um
grande silêncio e uma grande solidão. Um grande
silêncio porque o Rei dorme. A terra tremeu e
65
acalmou-se porque Deus adormeceu na carne e
foi acordar os que dormiam desde séculos... Ele
vai procurar Adão, nosso primeiro Pai, a ovelha
perdida. Quer ir visitar todos os que se
assentaram nas trevas e à sombra da morte. Vai
libertar de suas dores aqueles dos quais é filho e
para os quais é Deus: Adão acorrentado e Eva
com ele cativa. "Eu sou teu Deus, e por causa de
ti me tornei teu filho. Levanta-te, tu que dormes,
pois não te criei para que fiques prisioneiro do
Inferno: Levanta-te dentre os mortos, eu sou a
Vida dos mortos."
§1086 "Assim como Cristo foi enviado pelo Pai,
da mesma forma Ele mesmo enviou os apóstolos,
cheios do Espírito Santo, não só para pregarem o
Evangelho a toda criatura, anunciarem que o
Filho de Deus, por sua Morte e Ressurreição, nos
libertou do poder de Satanás e da morte e nos
transferiu para o reino do Pai, mas ainda para
levarem a efeito o que anunciavam: a obra da
salvação por meio do sacrifício e dos
sacramentos, em torno dos quais gravita toda a
vida litúrgica."
66
§1708 Por sua paixão, Cristo livrou-nos de
Satanás e do pecado. Ele nos mereceu a vida nova
no Espírito Santo. Sua graça restaura o que o
pecado deteriorou em nós.
Libertação do demônio
§2850 O último pedido ao nosso Pai aparece
também na oração de Jesus: "Não te peço que os
tires do mundo, mas que os guardes do Maligno"
(Jo 17,15). Diz respeito a cada um de nós
pessoalmente, mas somos sempre "nós" que
rezamos em comunhão com toda a Igreja e pela
libertação de toda a família humana. A Oração do
Senhor não cessa de abrir-nos para as dimensões
da economia da salvação. Nossa interdependência
no drama do pecado e da morte se transforma em
solidariedade no Corpo de Cristo, na "comunhão
dos santos".
§2853 A vitória sobre o "príncipe deste mundo"
foi alcançada, de uma vez por todas, na Hora em
que Jesus se entregou livremente à morte para nos
dar sua vida. (CIC)
reino de Satanás: "Se é pelo Espírito de Deus que
eu expulso os demônios, então o Reino de Deus
já chegou a vós" (Mt 12,28).
Os exorcismos de
Jesus libertam homens do domínio dos demônios.
Antecipam a grande vitória de Jesus sobre "o
príncipe deste mundo". É pela Cruz de Cristo que
o Reino de Deus seria definitivamente estabelecido:
"Regnavit a ligno Deus - Deus reinou do alto do
madeiro".
§566 A tentação no deserto mostra Jesus, Messias
humilde que triunfa sobre Satanás por sua total
adesão ao desígnio de salvação querido pelo Pai.
§635 Cristo desceu, portanto, no seio da terra, a
fim de que "os mortos ouçam a voz do Filho de
Deus e os que a ouvirem vivam" (Jo 5,25). Jesus,
"o Príncipe da vida", "destruiu pela morte o
dominador da morte, isto é, O Diabo, e libertou
os que passaram toda a vida em estado de
servidão, pelo temor da morte" (Hb 2,5). A partir
de agora, Cristo ressuscitado "detém a chave da
morte e do Hades" (Ap 1,18), e "ao nome de
Jesus todo joelho se dobra no Céu, na Terra e nos
Infernos" (Fl 2,10).
Um grande silêncio reina hoje na terra, um
grande silêncio e uma grande solidão. Um grande
silêncio porque o Rei dorme. A terra tremeu e
65
acalmou-se porque Deus adormeceu na carne e
foi acordar os que dormiam desde séculos... Ele
vai procurar Adão, nosso primeiro Pai, a ovelha
perdida. Quer ir visitar todos os que se
assentaram nas trevas e à sombra da morte. Vai
libertar de suas dores aqueles dos quais é filho e
para os quais é Deus: Adão acorrentado e Eva
com ele cativa. "Eu sou teu Deus, e por causa de
ti me tornei teu filho. Levanta-te, tu que dormes,
pois não te criei para que fiques prisioneiro do
Inferno: Levanta-te dentre os mortos, eu sou a
Vida dos mortos."
§1086 "Assim como Cristo foi enviado pelo Pai,
da mesma forma Ele mesmo enviou os apóstolos,
cheios do Espírito Santo, não só para pregarem o
Evangelho a toda criatura, anunciarem que o
Filho de Deus, por sua Morte e Ressurreição, nos
libertou do poder de Satanás e da morte e nos
transferiu para o reino do Pai, mas ainda para
levarem a efeito o que anunciavam: a obra da
salvação por meio do sacrifício e dos
sacramentos, em torno dos quais gravita toda a
vida litúrgica."
66
§1708 Por sua paixão, Cristo livrou-nos de
Satanás e do pecado. Ele nos mereceu a vida nova
no Espírito Santo. Sua graça restaura o que o
pecado deteriorou em nós.
Libertação do demônio
§2850 O último pedido ao nosso Pai aparece
também na oração de Jesus: "Não te peço que os
tires do mundo, mas que os guardes do Maligno"
(Jo 17,15). Diz respeito a cada um de nós
pessoalmente, mas somos sempre "nós" que
rezamos em comunhão com toda a Igreja e pela
libertação de toda a família humana. A Oração do
Senhor não cessa de abrir-nos para as dimensões
da economia da salvação. Nossa interdependência
no drama do pecado e da morte se transforma em
solidariedade no Corpo de Cristo, na "comunhão
dos santos".
§2853 A vitória sobre o "príncipe deste mundo"
foi alcançada, de uma vez por todas, na Hora em
que Jesus se entregou livremente à morte para nos
dar sua vida. (CIC)
PASSOS PARA FAZER UMA BOA ORAÇÃO
Primeiro passo…. Colocar nossa confiança em Jesus, ele é o único libertador.
Segundo passo….. Dizer a Jesus eu estou arrependido dos meus pecados, meus erros, não quero mais viver assim…quero ter uma vida nova..quero renascer em seu amor e banhar-me em teu sangue redentor…..
Terceiro passo… Orar não é ficar de boca fechado..e sim pronunciar nossa renuncia e a oração… o Demônio precisa escutar que estamos renunciando , isto é falar em voz alta (não precisa gritar)…
quarto passo …acreditar , ter confiança, não precisa ficar repetindo todos dias as mesmas orações de renuncia ou de libertação… basta uma só vez… e sempre buscar coisas novas para renunciar e não as mesmas coisas…
quinto passo…saber que o único acusador entre nos e Deus é o demônio… não é Deus que esta te perseguindo e causando mal Ele é inacessível ao mal(Tg 1,13)e sim o maligno…
Sétimo passo… procurar crescer no Esp. Santo…encher dos dons, assim que renunciar pedir o batismo no Esp. Santo …os dons do Esp. Santos e encher-se dos frutos do Esp. Santo (Gl 5,22)…
Oitavo passo…. Consagrar tudo a Deus, principalmente seus sentidos(tato, olfata, audição, paladar e visão), depois todo seu corpo, assim também seus bens, seus estudos, filhos, trabalho, seu salário e pedir que Deus abençoe e que anjos esteja junto de ti , na tua casa …. e que eles combata por ti contra todo mal ali presente….
Nono passo….. se possível aspergi com água abençoada seus bens, sua casa e na oração consagrar tudo ao Senhor, dizendo mesmo que tudo é do senhor e você é apenas um administrado desta graça…
Décimo passo… se você tem uma família e quiser fazer com sua família seria ótimo; o pai e a mãe têm autoridade para renunciar as contaminações dos filhos e toda herança de maldição da família,e os filhos só por si mesmo….Deus dá a liberdade da pessoa escolher ser liberta ou não , se ela não quer fazer fica um pouco mais difícil, porque o demônio sabe disso.
Segundo passo….. Dizer a Jesus eu estou arrependido dos meus pecados, meus erros, não quero mais viver assim…quero ter uma vida nova..quero renascer em seu amor e banhar-me em teu sangue redentor…..
Terceiro passo… Orar não é ficar de boca fechado..e sim pronunciar nossa renuncia e a oração… o Demônio precisa escutar que estamos renunciando , isto é falar em voz alta (não precisa gritar)…
quarto passo …acreditar , ter confiança, não precisa ficar repetindo todos dias as mesmas orações de renuncia ou de libertação… basta uma só vez… e sempre buscar coisas novas para renunciar e não as mesmas coisas…
quinto passo…saber que o único acusador entre nos e Deus é o demônio… não é Deus que esta te perseguindo e causando mal Ele é inacessível ao mal(Tg 1,13)e sim o maligno…
Sétimo passo… procurar crescer no Esp. Santo…encher dos dons, assim que renunciar pedir o batismo no Esp. Santo …os dons do Esp. Santos e encher-se dos frutos do Esp. Santo (Gl 5,22)…
Oitavo passo…. Consagrar tudo a Deus, principalmente seus sentidos(tato, olfata, audição, paladar e visão), depois todo seu corpo, assim também seus bens, seus estudos, filhos, trabalho, seu salário e pedir que Deus abençoe e que anjos esteja junto de ti , na tua casa …. e que eles combata por ti contra todo mal ali presente….
Nono passo….. se possível aspergi com água abençoada seus bens, sua casa e na oração consagrar tudo ao Senhor, dizendo mesmo que tudo é do senhor e você é apenas um administrado desta graça…
Décimo passo… se você tem uma família e quiser fazer com sua família seria ótimo; o pai e a mãe têm autoridade para renunciar as contaminações dos filhos e toda herança de maldição da família,e os filhos só por si mesmo….Deus dá a liberdade da pessoa escolher ser liberta ou não , se ela não quer fazer fica um pouco mais difícil, porque o demônio sabe disso.
ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO DOS VÍCIOS
Pai de infinita bondade, quero hoje tomar uma firme decisão na minha vida de me libertar destes vícios, por causa de tantas dependências que a longo da existência foram sendo assimiladas na minha história e acabei sendo sendo escravo e hoje vivo uma vida totalmente miserável, não quero mais ser assim Senhor, pois me fizestes livre.
Sei que não é culpa sua, e nem posso culpar ninguém, e nem quero hoje fazer isto, para que eu não transfira esta minha dependências a ninguém.
Hoje são diversos os vícios que dominam nossa vida, assim os das drogas, seja ela a maconha, cocaína, crak, de medicamentos que são estimulantes, stasy, LSD e outras drogas correlacionadas, toda dependência do álcool, seja na cerveja, no vinho ou em bebidas destiladas, eu só quero hoje me libertar desta mal que esta fazendo de minha vida um inferno, lava-me Jesus com teu sangue redentor.
Seja outros vícios de consumismo, que é uma obsessão de comprar roupas, sapatos, bijuterias, jóias, perfumes, utensílios domésticos ou mesmo comprar coisas sem necessidade, seja de comidas, seja a dependência de comer compulsivamente doces, chocolates e outas guloseimas, de ficar mascando chicletes criando hábitos compulsivos, vem Jesus me lavar deste mal, desta fraqueza que hoje tomo consciência que preciso me libertar e este é meu desejo, vem Jesus com seu Espirito Santo invada todas estas áreas de minha vida e faça uma obra nova dentro de mim, arrancando todas estas situações que me escraviza, me liberta senhor destas fraqueza preciso ser uma pessoa nova.
Hoje tomo consciência de todo hábito compulsivo de ficar olhando no espelho, de ficar mexendo no cabelo, roendo as unhas, falando sozinho, gesticulando sozinho, lavando as mãos, piscando, ou mesmo de ficar abrindo e fechando as portas, abrindo a porta da geladeira e fechando sem necessidade alguma, vem Senhor com teu poder mexer nesta áreas afetadas do meu inconsciente que precisam ser remodeladas, cura Senhor o que foi afastado por estes impulsos compulsivos, para que a hora que for fazer o Senhor me dê a graça de cura-los, não posso continuar vivendo assim tão dependentes …Liberta-me Senhor com teu sangue redentor.
Sei que muitos vícios tem influencia malignas, porque nestes lugares de ocultismo, de espiritismo, fazem as pessoas receberem cachimbadas, sopram sobre as pessoas fumaça , e as vezes as pessoas comem e bebem coisas consagradas nestes lugares , oferecem ali bebidas destiladas, cigarros, charutos, vinhos, que são dados aquelas entidades, e muito daqueles espiritos malignos tem outros vícios na sexualidade, na prostituição,masturbação,sexo com animais, devassidão, e cria no homem uma obsessão, quero renunciar pelo sangue de Jesus tudo que esta em mim tem tem estas influencias malignas…. Lava-me com teu sangue de todo estes mal, de toda influência maligna destes vícios vindo deste lugares, quero ser uma pessoa nova renascida em Cristo, santificada no seu sangue redentor.
Quero assumir na minha vida, de que grande parte disto foi minhas fraquezas que assumiram por causa de minha personalidade fraca, e outras me deixei influenciar por diversas situações de amigos, colegas de trabalho, colegas de laser, colegas de escolas ou da rua, outras ainda que aprendi dentro da minha própria casa e outras vem na história da minha família que estão me influenciando, vem sangue de Jesus me libertar destas influencias, eu preciso desta graça em minha vida.
Senhor como fui ingênuo,de ter permitido tal influência deste vício que ele entrasse na minha v ida , achando que eu tinha controle de tudo, e que eu parava a hora que queria, agora vejo como me tornei escravo deste dependência, porque este maldito vício entrou no meu inconsciente, no meu consciente, na minha corrente sanguínea, acabou entrando no meu cérebro, no meu metabolismo, e agora eu vejo como é difícil parar e mudar esta situação, necessito hoje da tua força, da tua ajuda e da tua libertação, lava-me com teu sangue redentor Senhor Jesus.
Hoje vejo Senhor Jesus, como tu foste livres e esta é a sua vontade para nos, que não fossemos escravo de nada, não nos tornássemos dependente de coisa alguma, quero viver esta experiência em minha vida, sei que vai ser uma luta, um grande combate, contra um inimigo que esta dentro de mim, me corroendo, me consumindo, me levando a ter atitudes de agressiva, de mentir, de roubar e enganar por causa deste fraqueza que habita em mim, me sinto usado pelas pessoas que me levaram a esta dependência, muitos me exploram por causa disto e acabo usando até mesmo meu dinheiro de forma errada para suprir esta necessidade e quando não tenho acabo fazendo roubos ou me endividando., vem Jesus me lavar deste mal terrível, vem me libertado inteiramente o meu biológico, meu psicológico, esta ânsia de minha atitudes dependentes deste mal que me corrói , lava-me Jesus com teu sangue.
Sei que toda esta dependência tem uma causa profunda na minha vida, pode ter sido por causa minhas carências afetivas com relação a minha maternidade, toda e qualquer rejeição que venha de minha mãe desde, minha concepção, tudo que passei no ventre materno, na minha faze oral, da amamentação, da alimentação e dependências de minha mãe de medicamentos, vícios de cigarros, bebidas, chocolates, doces, guloseimas, tudo que pode estar relacionado nesta situação da dependência que hoje vivo, lava-me Jesus destas lembranças interiores no meu inconsciente vindo de minha mãe.
Quero hoje também lembrar de meu pai, se é por causa dele que me tornei dependente destes vícios, tudo que vem dele da sua história genética, ou mesmo de seus vícios seja do álcool, cigarros, de drogas, medicamentos, compulsão sexual, pornografias, que já vem na sua genética, ou por causa de suas rejeições, toda falta de afeto, de amizade, de acolhida ou mesmo de ser tratado como filho e não como um estranho , as vezes numa forma de puni-los inconscientemente acabei buscando refúgios nesta situação de dependência, quero hoje Jesus perdoa-lo se for necessário, te pedir que me lava com teu sangue todas estas áreas atingidas por estas fraquezas.
Senhor seja qual for o motivo na minha história, sei que tem o poder de me libertar, de me curar sejo qual for a dependência e onde que ela estiver enraizada dentro de mim, tu pode cura-las, permito que isto hoje aconteça, sei que é preciso de minha conscientização e da minha liberdade para que possas agir, sei também que que será uma luta de cada dia, terei que criar uma abstinência para cada dia, assim como fui permitindo ele entrar em mim, vai saindo da mesma forma…. sei Senhor que não será fácil, mas será possível com a tua graça e com teu poder.
Vem sangue de Jesus me lavando meu olhos para que eu veja com teus olhos cada gesto meu, minhas atitudes e o caminho que percorro e a onde estou indo, lava meus ouvidos para eu seja estimulado pelas tuas palavras de perdão e reconciliação, lava minha boca para que ela seja libertada de toda necessidade de me alimentar destes vícios, lava meu inconsciente de toda acusação seja contra quem for….. Hoje mais que nunca quero me sentir livre de todos estes males.
Amem!!!!! Louvado Sejas tu por esta libertação dos meus vícios……
Sei que não é culpa sua, e nem posso culpar ninguém, e nem quero hoje fazer isto, para que eu não transfira esta minha dependências a ninguém.
Hoje são diversos os vícios que dominam nossa vida, assim os das drogas, seja ela a maconha, cocaína, crak, de medicamentos que são estimulantes, stasy, LSD e outras drogas correlacionadas, toda dependência do álcool, seja na cerveja, no vinho ou em bebidas destiladas, eu só quero hoje me libertar desta mal que esta fazendo de minha vida um inferno, lava-me Jesus com teu sangue redentor.
Seja outros vícios de consumismo, que é uma obsessão de comprar roupas, sapatos, bijuterias, jóias, perfumes, utensílios domésticos ou mesmo comprar coisas sem necessidade, seja de comidas, seja a dependência de comer compulsivamente doces, chocolates e outas guloseimas, de ficar mascando chicletes criando hábitos compulsivos, vem Jesus me lavar deste mal, desta fraqueza que hoje tomo consciência que preciso me libertar e este é meu desejo, vem Jesus com seu Espirito Santo invada todas estas áreas de minha vida e faça uma obra nova dentro de mim, arrancando todas estas situações que me escraviza, me liberta senhor destas fraqueza preciso ser uma pessoa nova.
Hoje tomo consciência de todo hábito compulsivo de ficar olhando no espelho, de ficar mexendo no cabelo, roendo as unhas, falando sozinho, gesticulando sozinho, lavando as mãos, piscando, ou mesmo de ficar abrindo e fechando as portas, abrindo a porta da geladeira e fechando sem necessidade alguma, vem Senhor com teu poder mexer nesta áreas afetadas do meu inconsciente que precisam ser remodeladas, cura Senhor o que foi afastado por estes impulsos compulsivos, para que a hora que for fazer o Senhor me dê a graça de cura-los, não posso continuar vivendo assim tão dependentes …Liberta-me Senhor com teu sangue redentor.
Sei que muitos vícios tem influencia malignas, porque nestes lugares de ocultismo, de espiritismo, fazem as pessoas receberem cachimbadas, sopram sobre as pessoas fumaça , e as vezes as pessoas comem e bebem coisas consagradas nestes lugares , oferecem ali bebidas destiladas, cigarros, charutos, vinhos, que são dados aquelas entidades, e muito daqueles espiritos malignos tem outros vícios na sexualidade, na prostituição,masturbação,sexo com animais, devassidão, e cria no homem uma obsessão, quero renunciar pelo sangue de Jesus tudo que esta em mim tem tem estas influencias malignas…. Lava-me com teu sangue de todo estes mal, de toda influência maligna destes vícios vindo deste lugares, quero ser uma pessoa nova renascida em Cristo, santificada no seu sangue redentor.
Quero assumir na minha vida, de que grande parte disto foi minhas fraquezas que assumiram por causa de minha personalidade fraca, e outras me deixei influenciar por diversas situações de amigos, colegas de trabalho, colegas de laser, colegas de escolas ou da rua, outras ainda que aprendi dentro da minha própria casa e outras vem na história da minha família que estão me influenciando, vem sangue de Jesus me libertar destas influencias, eu preciso desta graça em minha vida.
Senhor como fui ingênuo,de ter permitido tal influência deste vício que ele entrasse na minha v ida , achando que eu tinha controle de tudo, e que eu parava a hora que queria, agora vejo como me tornei escravo deste dependência, porque este maldito vício entrou no meu inconsciente, no meu consciente, na minha corrente sanguínea, acabou entrando no meu cérebro, no meu metabolismo, e agora eu vejo como é difícil parar e mudar esta situação, necessito hoje da tua força, da tua ajuda e da tua libertação, lava-me com teu sangue redentor Senhor Jesus.
Hoje vejo Senhor Jesus, como tu foste livres e esta é a sua vontade para nos, que não fossemos escravo de nada, não nos tornássemos dependente de coisa alguma, quero viver esta experiência em minha vida, sei que vai ser uma luta, um grande combate, contra um inimigo que esta dentro de mim, me corroendo, me consumindo, me levando a ter atitudes de agressiva, de mentir, de roubar e enganar por causa deste fraqueza que habita em mim, me sinto usado pelas pessoas que me levaram a esta dependência, muitos me exploram por causa disto e acabo usando até mesmo meu dinheiro de forma errada para suprir esta necessidade e quando não tenho acabo fazendo roubos ou me endividando., vem Jesus me lavar deste mal terrível, vem me libertado inteiramente o meu biológico, meu psicológico, esta ânsia de minha atitudes dependentes deste mal que me corrói , lava-me Jesus com teu sangue.
Sei que toda esta dependência tem uma causa profunda na minha vida, pode ter sido por causa minhas carências afetivas com relação a minha maternidade, toda e qualquer rejeição que venha de minha mãe desde, minha concepção, tudo que passei no ventre materno, na minha faze oral, da amamentação, da alimentação e dependências de minha mãe de medicamentos, vícios de cigarros, bebidas, chocolates, doces, guloseimas, tudo que pode estar relacionado nesta situação da dependência que hoje vivo, lava-me Jesus destas lembranças interiores no meu inconsciente vindo de minha mãe.
Quero hoje também lembrar de meu pai, se é por causa dele que me tornei dependente destes vícios, tudo que vem dele da sua história genética, ou mesmo de seus vícios seja do álcool, cigarros, de drogas, medicamentos, compulsão sexual, pornografias, que já vem na sua genética, ou por causa de suas rejeições, toda falta de afeto, de amizade, de acolhida ou mesmo de ser tratado como filho e não como um estranho , as vezes numa forma de puni-los inconscientemente acabei buscando refúgios nesta situação de dependência, quero hoje Jesus perdoa-lo se for necessário, te pedir que me lava com teu sangue todas estas áreas atingidas por estas fraquezas.
Senhor seja qual for o motivo na minha história, sei que tem o poder de me libertar, de me curar sejo qual for a dependência e onde que ela estiver enraizada dentro de mim, tu pode cura-las, permito que isto hoje aconteça, sei que é preciso de minha conscientização e da minha liberdade para que possas agir, sei também que que será uma luta de cada dia, terei que criar uma abstinência para cada dia, assim como fui permitindo ele entrar em mim, vai saindo da mesma forma…. sei Senhor que não será fácil, mas será possível com a tua graça e com teu poder.
Vem sangue de Jesus me lavando meu olhos para que eu veja com teus olhos cada gesto meu, minhas atitudes e o caminho que percorro e a onde estou indo, lava meus ouvidos para eu seja estimulado pelas tuas palavras de perdão e reconciliação, lava minha boca para que ela seja libertada de toda necessidade de me alimentar destes vícios, lava meu inconsciente de toda acusação seja contra quem for….. Hoje mais que nunca quero me sentir livre de todos estes males.
Amem!!!!! Louvado Sejas tu por esta libertação dos meus vícios……
REZE LIBERTANDO-SE DO PASSADO E DO SOFRIMENTO
Deus de infinita misericórdia, quanto que meu passado é um fardo para mim, um peso tão terrível que olho para minha história e vejo só desprezo e humilhação, e muitos destes sofrimentos são muito pesados e como gostaria de me ver livres destes fardos…
Pai querido, muitas vezes te culpei, assim culpei meus pais, meus irmãos, meus avos, tios, meus vizinhos e a cada um que se aproximou de mim e me fez sentir desprezado e humilhado neste vida…
Quantas vezes tive vontade de morrer ou de fazer uma loucura muito grande e com isto fiquei remoendo as minhas angustias e meu passado e o tempo foi passando e cada vez mais aumentava minha dor , assim aumentou minhas doenças e fui somatizando mais situações….
Pai de misericórdia, muitas vezes chorei, deixei de rezar e quando rezava fazia sem fé, fazia por um desabafo de minha alma, para tentar aliviar as dores e culpado continuavam presentes me atormentando todo meu viver….
Quantas vezes me perguntei o que vim fazer neste mundo? Porque estou aqui ? E se é só para sofrer não tem sentido viver, até perguntava porque minha mãe me trouxe a este mundo? Até mesmo esquecendo o milagre que uma gravidez, como é difícil cuidar de um filho e faze-lo chegar a idade adulta e colocar no coração dele o valor da vida…tudo isto custa muito, mas eu não percebia nenhuma graça em meu viver e porque viver…quanto que meu pai teve que trabalhar por causa de nos filhos e quantas noite minha mãe passou sem dormir ou dormindo mal por causa de nos, a cada banho, trocas de roupas , assim as fraldas, amamentação, choro, as birras, as palmadas, as correções necessárias, as doenças , as vacinas,a escola, os aniversários , festas de aniversários, os presentes, as brincadeiras e tudo mais…forma dias e dias ali do nosso lado… e nada disso a calentou meu coração e não vi as graças e só os sofrimentos.
Eu sei Senhor, Hoje, que Jesus, passou por tudo quanto a nos, desde a perseguição de Herodes, a morte de tantas crianças por causa dele, teve que fugir de sua terra indo morar em outro lugar as escondidas, teve que ser educando por um pai adotivo, em uma terra estranha…. assim como nos, lava-me Senhor de todas estas lembranças triste do meu passado e que tanto me atormenta o meu viver hoje, faça novas todas as coisas , eu sei que o Senhor pode atualizar nossas lembranças e cura-las com seu poder…vem me curar Senhor Jesus…
Hoje quero tomar consciência de que meu passado é importante, pois é a minha história, seja ela no sofrimento, de desprezo, humilhação, de abandono, de rejeição, de tudo que fui menosprezado, seja na minha casa com meus familiares, meus pais, avós, tios, primos ou pelos meus próprios irmãos, seja na escola pelos meus professores ou meus colegas, seja na rua por meus vizinhos, seja por aqueles que amei ou por aqueles que desprezei, vem me libertar de cada uma dessas situações em que fiquei parado e por causa disso no cresci na minha vida espiritual, na minha vida psicológica e emocional, lava-me Jesus com teu poder e me restaura a minha identidade para que eu seja este nova pessoa…
Assim, quero colocar minha vida afetiva que sofreu muito e por isso tenho dificuldades de amar as pessoas , de confiar nas pessoas , de aceitar ser amado por alguém, até mesmo duvido deste amor, tenho dificuldade em confiar nas pessoas, até mesmo no meu trabalho, e por existem muitas áreas na minha vida vida que fica remoendo o passado e isto só me causa sofrimento e hoje quero romper com este passado, sabendo que Jesus pode atualizar meu passado com seu amor e fazer romper estes sofrimentos, lava-me Jesus deste passado e me liberte….
Quero entregar nas tuas mãos toda minha história que hoje estou revivendo, até mesmo na minha sexualidade, tudo que foi de abuso, seja na masturbação, na pornografia, na prostituição, na malícia, tudo que desequilibrou a minha vida sexual, vem Senhor Jesus me libertando e me curando deste passado tenebroso, assim como os meus medos de dormir no escuro, de ficar sozinho, da lembranças do meu passado principalmente nos momentos de tristezas em que eu me senti desprezado, pelas vezes que eu apanhei de alguém, ou que me dirigiram palavras de ofensas, que me colocaram apelidos, em que fui humilhado por causa de minha condição financeira, minhas roupas, pela cor de minha pele, meu cabelo ou minha capacidade intelectual, ou por causa de minha família, dos defeitos que existem em minha família, vem senhor me libertar deste traumas que estão no meu inconsciente me atormentando e me fazendo sofrer..
Senhor , lembro das vezes que ouvi injurias por causa de meu pai, minha mãe, meus irmãos, ou por causa de mim mesmo, seja também pelos meus avos, tios e primos, toda esta humilhação que ficaram marcadas e eu tive vergonha de pertencer a esta família, pelas vezes que tive vergonha do meu pai, da minha mãe e da casa em que moramos, vergonha profunda dos meus familiares pela sua condições e simplicidades, pois, as vezes tenho vergonha deles até hoje…. liberta-me Senhor destes passados que tanto me envergonharam e me atormenta…
Quantas vezes tive medo e vergonha da minha história e por isso vivo escondendo, não gosto de me lembrar e nem falar, fico me escondendo do meu passado de mentiras, roubos, desonestidades, pelas coisas que fiz escondidos e que possa ter machucados pessoas, destruído propriedade dos outros ou da minha família, por tudo que destruí do patrimônio público, na escola, dos meus colegas de classe ou da escola, tudo que fiz aos meus vizinhos, pelas brigas que provoquei e feri alguém nelas , por tudo que me envolvi em confusões de alcoolismo, drogas, outros vícios, com policiais, em delegacias, com a justiça, vem Senhor me libertar destas lembranças tão dolorosas presente em minha vida…
Lembrando da minhas doenças, que foi alimentada em nos, por causa de nossas carências afetivas, e outras por descuidos, por falta de vacinas, medicamentos, descuido na alimentação, outras biológicas, outras por bactérias e vírus e que nos atingiram e causaram em nos tantos sofrimentos e por causa disto nos sentimos destruídos, sem capacidades e limitados, e na maioria das vezes ficamos só na lamentações e nas dores deste passado, vem Senhor restaurar minha saúde no que for possível e me capacitar para viver o melhor que possa apesar desta limitações, mas não quero ficar me condenando mais…
Muitos de nos casamos e quanta magoa carregamos em nossa casamento, muitas vezes ainda pelo namoro mal vivido, um noivado sem base cristã e um casamento fundamentado muitas vezes numa busca de prazer e bem estar, cheio de vaidade , orgulho, brigas, falta de respeito, agressividades, por palavras e atos, disputa de poder para ver quem manda mais, disputas familiares, vícios, traições, quantas vezes dormimos sem se reconciliar e isto levou a muita destruição da nossa afetividade, nossa amizade e respeito, liberta Senhor nossa vida em tudo isto, precisamos restaurar nossa vida e nos libertar destes sofrimentos…
Pelas vezes que abandonei minha fé , deixei de rezar, ir a Igreja, confessar, comungar, ler a palavra de Deus, que tive vergonha de dizer que sou cristãos, por isso dizia que era ateu, e com isto busquei o ocultismo, o espiritismo, que tomei passes, participei destas festa ocultas e que me envolvi nesta maldição, lava-me Jesus e me liberta desta passado de sofrimento tão terrível que me atormenta e que a partir de agora não vai mais ter poder sobre mim… Senhor Jesus hoje te agradeço por estas graças que me concede e atualiza me vida no espirito Santo, fazendo me crescer em graça e Santidade todas as áreas de minha vida…..Obrigado Senhor…amem!!!! Aleluia!
Pai querido, muitas vezes te culpei, assim culpei meus pais, meus irmãos, meus avos, tios, meus vizinhos e a cada um que se aproximou de mim e me fez sentir desprezado e humilhado neste vida…
Quantas vezes tive vontade de morrer ou de fazer uma loucura muito grande e com isto fiquei remoendo as minhas angustias e meu passado e o tempo foi passando e cada vez mais aumentava minha dor , assim aumentou minhas doenças e fui somatizando mais situações….
Pai de misericórdia, muitas vezes chorei, deixei de rezar e quando rezava fazia sem fé, fazia por um desabafo de minha alma, para tentar aliviar as dores e culpado continuavam presentes me atormentando todo meu viver….
Quantas vezes me perguntei o que vim fazer neste mundo? Porque estou aqui ? E se é só para sofrer não tem sentido viver, até perguntava porque minha mãe me trouxe a este mundo? Até mesmo esquecendo o milagre que uma gravidez, como é difícil cuidar de um filho e faze-lo chegar a idade adulta e colocar no coração dele o valor da vida…tudo isto custa muito, mas eu não percebia nenhuma graça em meu viver e porque viver…quanto que meu pai teve que trabalhar por causa de nos filhos e quantas noite minha mãe passou sem dormir ou dormindo mal por causa de nos, a cada banho, trocas de roupas , assim as fraldas, amamentação, choro, as birras, as palmadas, as correções necessárias, as doenças , as vacinas,a escola, os aniversários , festas de aniversários, os presentes, as brincadeiras e tudo mais…forma dias e dias ali do nosso lado… e nada disso a calentou meu coração e não vi as graças e só os sofrimentos.
Eu sei Senhor, Hoje, que Jesus, passou por tudo quanto a nos, desde a perseguição de Herodes, a morte de tantas crianças por causa dele, teve que fugir de sua terra indo morar em outro lugar as escondidas, teve que ser educando por um pai adotivo, em uma terra estranha…. assim como nos, lava-me Senhor de todas estas lembranças triste do meu passado e que tanto me atormenta o meu viver hoje, faça novas todas as coisas , eu sei que o Senhor pode atualizar nossas lembranças e cura-las com seu poder…vem me curar Senhor Jesus…
Hoje quero tomar consciência de que meu passado é importante, pois é a minha história, seja ela no sofrimento, de desprezo, humilhação, de abandono, de rejeição, de tudo que fui menosprezado, seja na minha casa com meus familiares, meus pais, avós, tios, primos ou pelos meus próprios irmãos, seja na escola pelos meus professores ou meus colegas, seja na rua por meus vizinhos, seja por aqueles que amei ou por aqueles que desprezei, vem me libertar de cada uma dessas situações em que fiquei parado e por causa disso no cresci na minha vida espiritual, na minha vida psicológica e emocional, lava-me Jesus com teu poder e me restaura a minha identidade para que eu seja este nova pessoa…
Assim, quero colocar minha vida afetiva que sofreu muito e por isso tenho dificuldades de amar as pessoas , de confiar nas pessoas , de aceitar ser amado por alguém, até mesmo duvido deste amor, tenho dificuldade em confiar nas pessoas, até mesmo no meu trabalho, e por existem muitas áreas na minha vida vida que fica remoendo o passado e isto só me causa sofrimento e hoje quero romper com este passado, sabendo que Jesus pode atualizar meu passado com seu amor e fazer romper estes sofrimentos, lava-me Jesus deste passado e me liberte….
Quero entregar nas tuas mãos toda minha história que hoje estou revivendo, até mesmo na minha sexualidade, tudo que foi de abuso, seja na masturbação, na pornografia, na prostituição, na malícia, tudo que desequilibrou a minha vida sexual, vem Senhor Jesus me libertando e me curando deste passado tenebroso, assim como os meus medos de dormir no escuro, de ficar sozinho, da lembranças do meu passado principalmente nos momentos de tristezas em que eu me senti desprezado, pelas vezes que eu apanhei de alguém, ou que me dirigiram palavras de ofensas, que me colocaram apelidos, em que fui humilhado por causa de minha condição financeira, minhas roupas, pela cor de minha pele, meu cabelo ou minha capacidade intelectual, ou por causa de minha família, dos defeitos que existem em minha família, vem senhor me libertar deste traumas que estão no meu inconsciente me atormentando e me fazendo sofrer..
Senhor , lembro das vezes que ouvi injurias por causa de meu pai, minha mãe, meus irmãos, ou por causa de mim mesmo, seja também pelos meus avos, tios e primos, toda esta humilhação que ficaram marcadas e eu tive vergonha de pertencer a esta família, pelas vezes que tive vergonha do meu pai, da minha mãe e da casa em que moramos, vergonha profunda dos meus familiares pela sua condições e simplicidades, pois, as vezes tenho vergonha deles até hoje…. liberta-me Senhor destes passados que tanto me envergonharam e me atormenta…
Quantas vezes tive medo e vergonha da minha história e por isso vivo escondendo, não gosto de me lembrar e nem falar, fico me escondendo do meu passado de mentiras, roubos, desonestidades, pelas coisas que fiz escondidos e que possa ter machucados pessoas, destruído propriedade dos outros ou da minha família, por tudo que destruí do patrimônio público, na escola, dos meus colegas de classe ou da escola, tudo que fiz aos meus vizinhos, pelas brigas que provoquei e feri alguém nelas , por tudo que me envolvi em confusões de alcoolismo, drogas, outros vícios, com policiais, em delegacias, com a justiça, vem Senhor me libertar destas lembranças tão dolorosas presente em minha vida…
Lembrando da minhas doenças, que foi alimentada em nos, por causa de nossas carências afetivas, e outras por descuidos, por falta de vacinas, medicamentos, descuido na alimentação, outras biológicas, outras por bactérias e vírus e que nos atingiram e causaram em nos tantos sofrimentos e por causa disto nos sentimos destruídos, sem capacidades e limitados, e na maioria das vezes ficamos só na lamentações e nas dores deste passado, vem Senhor restaurar minha saúde no que for possível e me capacitar para viver o melhor que possa apesar desta limitações, mas não quero ficar me condenando mais…
Muitos de nos casamos e quanta magoa carregamos em nossa casamento, muitas vezes ainda pelo namoro mal vivido, um noivado sem base cristã e um casamento fundamentado muitas vezes numa busca de prazer e bem estar, cheio de vaidade , orgulho, brigas, falta de respeito, agressividades, por palavras e atos, disputa de poder para ver quem manda mais, disputas familiares, vícios, traições, quantas vezes dormimos sem se reconciliar e isto levou a muita destruição da nossa afetividade, nossa amizade e respeito, liberta Senhor nossa vida em tudo isto, precisamos restaurar nossa vida e nos libertar destes sofrimentos…
Pelas vezes que abandonei minha fé , deixei de rezar, ir a Igreja, confessar, comungar, ler a palavra de Deus, que tive vergonha de dizer que sou cristãos, por isso dizia que era ateu, e com isto busquei o ocultismo, o espiritismo, que tomei passes, participei destas festa ocultas e que me envolvi nesta maldição, lava-me Jesus e me liberta desta passado de sofrimento tão terrível que me atormenta e que a partir de agora não vai mais ter poder sobre mim… Senhor Jesus hoje te agradeço por estas graças que me concede e atualiza me vida no espirito Santo, fazendo me crescer em graça e Santidade todas as áreas de minha vida…..Obrigado Senhor…amem!!!! Aleluia!
NA DOR DA SEPARAÇÃO ORE AO SENHOR ASSIM...
Ele devolve a Alegria aos tristes de coração e cura todas as suas feridas e aflições…(Sl 146,3)
Pai querido…eu não sei o que deu errado em meu casamento.Eu gostaria de ter encontrado uma solução para que não ouvesse esta separação tão doloroso para mim e minha família.
As vezes me questiono muito, questiono a até a Ti. Será que não deveria ter lutado mais? Se desisiti muito cedo? O que eu poderia ter feito difierente?
Foram anos de namoro, de noivado e o casamento…foram os sonhos de uma vida feliz e para sempre e de repente vejo tudo desmoronar a minha frente sem poder fazer nada…vejo a pessoa amada indo embora como um estranho, dizendo que o amor acabou e que tudo acabou…
Sei que o amor nunca acaba, pois, ele vem de Ti e tudo mais
passara e o que vai ficar é o amor….mas nos confundimos; paixões, gostar, afetividade, sexualidade com o amor e isto pode ter acontecido conosco.
Eu sei que a separação não é culpa de um só,mas dos dois, posso ter errado, posso ter falhado em muitas coisas , pois, quando ouve a separação eu eescutei muitas acusações e fui responsabilizad(a)o pelas maiorias dos erros isto doi muito em mim, não foi levado em conta meus esforços, minha dedicação, minha vontade de acertar, de dar o melhor….isto doi profundamente, ficamos parados nos erros e nas culpas…
Talvez Senhor ouve imaturidade em nos, fomos precipitados para casar ou casamos para justificar a nossa vida diante da nossa família, diante de nossos amigos e fizemos do nosso casamento uma representação pública…fizemos os juramentos diante do seu altar sem conhecer profundamente o significado de amor um outro por toda vida e jurando amor e fidelidade por toda vida…nisto ouve mentiras , as vezes traições, brigas por causa de sexos, por causa de dinheiro, por causa de roupas, carro, emprego, bebidas, vícios, por causa de sogro ou sogro, de irmãos e irmãs, por causa de amigos e amigas, por causa de ir a Igreja e de não ir a Igreja, as vezes até envolvemos com coisas ocultas, simpatias, as vezes nossa casa era um lugar de festa e de pouca orações ou quase nunca se rezava dentro dela e na maioria das vezes Tu ficava de fora do nosso lar… então como iria ter amor?, poucas vezes paramos para pedir perdão um ao outro e tudo se resolveu as vezes na cama… numa desculpa banal , mas na maioria sem perdão.
Muitos vem até a mim me perguntar o que aconteceu, assim minha familia, meus padrinhos de casamento, os amigos do trabalho , os vizinhos e vem também aquele que nos fomenta com notícias de sofrimento, trazendo e levando o que é ruim e para destruir mais ainda, são poucos os que vem trazer o conforto, o ânimo e a esperança…. hoje quero entregar em tuas mãos toda esta situação, se foi por maldições, por sedução, por fraqueza, seja o que for , quero renunciar de minha familia toda esta malignidade e que isto nunca mais venha acontecer em minha familia ….clamo isto ao seu sangue redentor… e que me liberte desta dor tão profunda. Senhor , há um vazio em minha alma, meu futuro é incerto, mas, preciso sentir sua presença, acima de tudo quando estou fraca e meu desejo é de vingança… retire toda amargura do meu coração, substituindo pelo perdão. Cure o meu coração e o coração de todos que foram atingido por esta separação. Senhor eu tenho confiança que o Senhor tem um novo caminho para mim…se for necessário reatar…refazer ..estou dispost(a)o a dar a volta por cima…, mas, acimda de tudo quero que tudo seja feito agora no teu amor e em Ti…se for para reatar que sejamos uma familia de Deus e livre de todos os males que destuiram nosso lar…. Vem Senhor com tua paz me dar serenidade para este tempo e que eu saiba viver como um(a) filh(a)o de Deus, que eu tenha sabedoria para tudo isto…sei que o mundo vai querer me seduzir…. Proteja-me Senhor de todo mal e que eu não perca mais minha dignidade e me sinta capaz de superar e ir em frente, pois o Senhor esta camigo e nada temerei.Amem!!!…..
Pai querido…eu não sei o que deu errado em meu casamento.Eu gostaria de ter encontrado uma solução para que não ouvesse esta separação tão doloroso para mim e minha família.
As vezes me questiono muito, questiono a até a Ti. Será que não deveria ter lutado mais? Se desisiti muito cedo? O que eu poderia ter feito difierente?
Foram anos de namoro, de noivado e o casamento…foram os sonhos de uma vida feliz e para sempre e de repente vejo tudo desmoronar a minha frente sem poder fazer nada…vejo a pessoa amada indo embora como um estranho, dizendo que o amor acabou e que tudo acabou…
Sei que o amor nunca acaba, pois, ele vem de Ti e tudo mais
passara e o que vai ficar é o amor….mas nos confundimos; paixões, gostar, afetividade, sexualidade com o amor e isto pode ter acontecido conosco.
Eu sei que a separação não é culpa de um só,mas dos dois, posso ter errado, posso ter falhado em muitas coisas , pois, quando ouve a separação eu eescutei muitas acusações e fui responsabilizad(a)o pelas maiorias dos erros isto doi muito em mim, não foi levado em conta meus esforços, minha dedicação, minha vontade de acertar, de dar o melhor….isto doi profundamente, ficamos parados nos erros e nas culpas…
Talvez Senhor ouve imaturidade em nos, fomos precipitados para casar ou casamos para justificar a nossa vida diante da nossa família, diante de nossos amigos e fizemos do nosso casamento uma representação pública…fizemos os juramentos diante do seu altar sem conhecer profundamente o significado de amor um outro por toda vida e jurando amor e fidelidade por toda vida…nisto ouve mentiras , as vezes traições, brigas por causa de sexos, por causa de dinheiro, por causa de roupas, carro, emprego, bebidas, vícios, por causa de sogro ou sogro, de irmãos e irmãs, por causa de amigos e amigas, por causa de ir a Igreja e de não ir a Igreja, as vezes até envolvemos com coisas ocultas, simpatias, as vezes nossa casa era um lugar de festa e de pouca orações ou quase nunca se rezava dentro dela e na maioria das vezes Tu ficava de fora do nosso lar… então como iria ter amor?, poucas vezes paramos para pedir perdão um ao outro e tudo se resolveu as vezes na cama… numa desculpa banal , mas na maioria sem perdão.
Muitos vem até a mim me perguntar o que aconteceu, assim minha familia, meus padrinhos de casamento, os amigos do trabalho , os vizinhos e vem também aquele que nos fomenta com notícias de sofrimento, trazendo e levando o que é ruim e para destruir mais ainda, são poucos os que vem trazer o conforto, o ânimo e a esperança…. hoje quero entregar em tuas mãos toda esta situação, se foi por maldições, por sedução, por fraqueza, seja o que for , quero renunciar de minha familia toda esta malignidade e que isto nunca mais venha acontecer em minha familia ….clamo isto ao seu sangue redentor… e que me liberte desta dor tão profunda. Senhor , há um vazio em minha alma, meu futuro é incerto, mas, preciso sentir sua presença, acima de tudo quando estou fraca e meu desejo é de vingança… retire toda amargura do meu coração, substituindo pelo perdão. Cure o meu coração e o coração de todos que foram atingido por esta separação. Senhor eu tenho confiança que o Senhor tem um novo caminho para mim…se for necessário reatar…refazer ..estou dispost(a)o a dar a volta por cima…, mas, acimda de tudo quero que tudo seja feito agora no teu amor e em Ti…se for para reatar que sejamos uma familia de Deus e livre de todos os males que destuiram nosso lar…. Vem Senhor com tua paz me dar serenidade para este tempo e que eu saiba viver como um(a) filh(a)o de Deus, que eu tenha sabedoria para tudo isto…sei que o mundo vai querer me seduzir…. Proteja-me Senhor de todo mal e que eu não perca mais minha dignidade e me sinta capaz de superar e ir em frente, pois o Senhor esta camigo e nada temerei.Amem!!!…..
NA INFIDELIDADE DA ESPOSA O MARIDO ORA AO SENHOR ASSIM...
Em nosso casamento, prometemos ser fieis um ao outro por toda a vida, seja na saúde ou na doença, amando e respeitando um ao outro. E isto Senhor, fizemos diante do vosso altar, perante a tantas testemunhas, alem do sacerdote celebrante, nossos padrinhos, familiares e convidados.
Hoje estou desesperado, com vontade de destruir o mundo, sair por ai fazendo todo tipo de besteira e loucuras que vem em nossa cabeça masculina, ou, seja beber, me prostituir, matar se for preciso, gritar, contar para todo mundo, ao mesmo tempo tenho vergonha de toda esta humilhação; Senhor é algo terrível.
Você espera que seus amigos possam te trair, ou mesmo seus familiares, mas nunca a tua esposa, com quem você partilhou, cuidou, buscou dar o melhor de si, ou talvez a gente não foi tão bom assim, mas fizemos o melhor de nos, foi tanto tempo de namoro, noivado, até mesmo esta situações de infidelidade, de outras pessoas, este assunto foi partilhado muitas vezes, com revoltas desta miséria, até mesmo com condenação de quem faz isto.
Agora chegou a minha casa, chegou a minha família, não sei se conto para os meus filhos, minha família, não sei com quem desabar, fui até um bar, para encher a cara, depois fui a uma igreja, me coloquei diante do Senhor, chorei, me desabafei, mas a um grande ódio em meu coração, até mesmo misturado com raiva, amor, e revoltas.
E agora o que fazer ? Eu não sei ! A vontade é juntar a mala e desaparecer, mas tenho meu emprego, minha vida, meus filhos, minha família, casa, me dá nojo tudo isso, perdi a vontade de comer, sorrir, de tomar banho, perdi o sono, perdi o chão, tudo isto fica girando em minha cabeça.
Somente o Senhor pode me livrar desta angustia, e desta dor terrível, como gostaria de ter forças como Jesus nos pede para perdoar setenta vezes sete, talvez eu nunca a perdoasse, talvez ficasse só reclamando de seus defeitos, de sua sexualidade, de seu corpo, talvez faltasse carinho de minha parte, de quem é a culpa? Talvez seja minha, ou mesmo dela, mas o que vai resolver ficar buscando culpado? Nada! Gostaria que nunca, tivesse acontecido, mas agora temos que buscar uma solução, e se fosse eu , como agira nesta situação? Tenho certeza gostaria de ser perdoado!
Agora, só não tenho força, vem Senhor em meu socorro, dai-me esta graça de saber perdoar, reconciliar, de poder voltar atrás, e não jogar tudo fora, sei que ninguém merece estas coisas, mas aconteceu e temos que tomar uma decisão, e que ela seja a melhor para sempre, a mais duradoura, a mais digna, e a mais sincera, a melhor não só pra mim, mas para toda minha família, a muita gente envolvida conosco, não adiante me privilegiar, e destruir os outros, nem atirar pedras.
Dai-me , a graça de buscar ajuda com pessoas sensatas e dignas, com um orientador espiritual, um sacerdote, para que tudo isto se resolva, e se for possível reconstruirmos juntos o nosso lar.
Vem Senhor em meu socorro e de minha família, liberta minha casa deste mal terrível, não quero isto para os meus filhos, netos e para mais ninguém, só quero que minha casa seja abençoada, até mesmo minha esposa , que ela seja como Maria uma mulher cheia de graça e abençoada.
Estou me colocando diante de ti Senhor , com toda a minha pequenez, minha aflição, minha alma pecadora, fraca , miserável, um homem incapaz, mas sei que tudo podes em nos, até mesmo de transforma esta desgraça em uma benção maior. Que tudo seja feito como o Senhor nos orienta, talvez demore um pouco pra que estas coisas voltem a ter um convivência harmoniosa outra vez, mas me dê a graça e para poder realizar, eu preciso de seu amor mais do que nunca Senhor, preciso de tua coragem, da tua força, da tua vontade e acima de tudo de me resignar.
Obrigado Senhor por vim em meu socorro, por estar junto de mi e me capacitar em seu amor, neste momento tão difícil, só posso contar contigo, não existe outro lugar para me refugiar, dê-me a graça de viver este novo da minha vida… Amem!!!
Hoje estou desesperado, com vontade de destruir o mundo, sair por ai fazendo todo tipo de besteira e loucuras que vem em nossa cabeça masculina, ou, seja beber, me prostituir, matar se for preciso, gritar, contar para todo mundo, ao mesmo tempo tenho vergonha de toda esta humilhação; Senhor é algo terrível.
Você espera que seus amigos possam te trair, ou mesmo seus familiares, mas nunca a tua esposa, com quem você partilhou, cuidou, buscou dar o melhor de si, ou talvez a gente não foi tão bom assim, mas fizemos o melhor de nos, foi tanto tempo de namoro, noivado, até mesmo esta situações de infidelidade, de outras pessoas, este assunto foi partilhado muitas vezes, com revoltas desta miséria, até mesmo com condenação de quem faz isto.
Agora chegou a minha casa, chegou a minha família, não sei se conto para os meus filhos, minha família, não sei com quem desabar, fui até um bar, para encher a cara, depois fui a uma igreja, me coloquei diante do Senhor, chorei, me desabafei, mas a um grande ódio em meu coração, até mesmo misturado com raiva, amor, e revoltas.
E agora o que fazer ? Eu não sei ! A vontade é juntar a mala e desaparecer, mas tenho meu emprego, minha vida, meus filhos, minha família, casa, me dá nojo tudo isso, perdi a vontade de comer, sorrir, de tomar banho, perdi o sono, perdi o chão, tudo isto fica girando em minha cabeça.
Somente o Senhor pode me livrar desta angustia, e desta dor terrível, como gostaria de ter forças como Jesus nos pede para perdoar setenta vezes sete, talvez eu nunca a perdoasse, talvez ficasse só reclamando de seus defeitos, de sua sexualidade, de seu corpo, talvez faltasse carinho de minha parte, de quem é a culpa? Talvez seja minha, ou mesmo dela, mas o que vai resolver ficar buscando culpado? Nada! Gostaria que nunca, tivesse acontecido, mas agora temos que buscar uma solução, e se fosse eu , como agira nesta situação? Tenho certeza gostaria de ser perdoado!
Agora, só não tenho força, vem Senhor em meu socorro, dai-me esta graça de saber perdoar, reconciliar, de poder voltar atrás, e não jogar tudo fora, sei que ninguém merece estas coisas, mas aconteceu e temos que tomar uma decisão, e que ela seja a melhor para sempre, a mais duradoura, a mais digna, e a mais sincera, a melhor não só pra mim, mas para toda minha família, a muita gente envolvida conosco, não adiante me privilegiar, e destruir os outros, nem atirar pedras.
Dai-me , a graça de buscar ajuda com pessoas sensatas e dignas, com um orientador espiritual, um sacerdote, para que tudo isto se resolva, e se for possível reconstruirmos juntos o nosso lar.
Vem Senhor em meu socorro e de minha família, liberta minha casa deste mal terrível, não quero isto para os meus filhos, netos e para mais ninguém, só quero que minha casa seja abençoada, até mesmo minha esposa , que ela seja como Maria uma mulher cheia de graça e abençoada.
Estou me colocando diante de ti Senhor , com toda a minha pequenez, minha aflição, minha alma pecadora, fraca , miserável, um homem incapaz, mas sei que tudo podes em nos, até mesmo de transforma esta desgraça em uma benção maior. Que tudo seja feito como o Senhor nos orienta, talvez demore um pouco pra que estas coisas voltem a ter um convivência harmoniosa outra vez, mas me dê a graça e para poder realizar, eu preciso de seu amor mais do que nunca Senhor, preciso de tua coragem, da tua força, da tua vontade e acima de tudo de me resignar.
Obrigado Senhor por vim em meu socorro, por estar junto de mi e me capacitar em seu amor, neste momento tão difícil, só posso contar contigo, não existe outro lugar para me refugiar, dê-me a graça de viver este novo da minha vida… Amem!!!
NA INFIDELIDADE DO MARIDO A ESPOSA ORA ASSIM...
Senhor meu Deus, em noso casamento, nós prometemos ser fiéis um ao outro, por toda a vida, e tudo foi diante de teu altar, ali estava o sacerdote, nossos padrinhos como testemunhas, nossos familiares, nossos convidados, apesar de tudo isso… meu esposo foi infiel.
Eu fiquei chocada, furiosa, senti-me insultada, humilhada, devastada e inconsolável. Não sei o que faço agora ? Se brigo, gritou, se agrido, se me separo ou peço divorcio? É como uma bomba que explodiu dentro de mim, vi desmoronar o meu castelo interior, minha confiança, minha segurança, minha vontade de viver, até mesmo perdi toda vontade de ser mulher, e de viver minha vida familiar, parece que perdi o sentido de tudo, estou num vazio, misturado ao desespero, raiva, ódio, numa mistura miserável de sentimentos, de amor e ódio.
É pior dos sentimentos Senhor, fico imaginando quando Judas te traiu, foi infiel para contigo, assim quando Pedro te negou por três vezes, gostaria de ter no meu coração, o mesmo amor que Tu tens, a mesma compaixão, mas ainda sou fraca , estou precisando muito da tua graça para este momento tão dolorido de minha vida, necessito de tua fortaleza, para não cair em vingança pagar com a mesma moeda, ou jogar tudo para o alto e desaparecer.
Fico lembrando desta infeliz que aceitou o adultério , a se prostituir com meu esposo, até mesmo destruindo o meu matrimônio, achando que vai ser feliz assim? Pensando que destruindo um lar vai ser feliz ? Nem vê que esta começando um relacionamento de forma totalmente errado e destruidor. Dai-me graça Senhor de saber perdoar esta infeliz, esta indigna , pois talvez também ela foi enganada pelo meu próprio esposo se fazendo passar por solteiro, neste caso nos duas fomos traídas.
Se resolver não separar, será que vou viver na desconfiança de cada telefonema, email, hora extra no trabalho, ou mesmo por algum motivo chegar tarde em casa ? Como vai ser de agora para frente, como vou beijá-lo, ou mesmo ter uma relação sexual com ele? Sei que não será como antes, esta marca ficará em meu coração, mesmo que eu perdoe, mesmo que eu me reconcilie com ele, ainda tem os meus familiares, meus amigos, as pessoas que convivem comigo em minha casa, sei que vou receber muitos conselhos, alguns para que eu me separe e os mais fiéis a Deus que eu perdoe..dai-me Senhor esta graça, da melhor decisão.
Se for necessário que eu busque um conselho com o meu padre, e se o meu esposo desejar ir também, para que juntos descubramos o que houve de errado para que isto acontecesse, e assim possamos através deste ato reconstruirmos nossa vida juntos.
Vem Senhor iluminar nossas decisões. Mas e se ele recusar? Talvez eu possa ir sozinha, e o padre conselheiro possa me indicar um caminho a seguir ou um grupo de apoio, eu quero deixar aberta a porta da reconciliação, quero pensar antes na minha família do que no meu ego ferido pela infidelidade. Quero abrir as portas do meu coração a ti Senhor, que sabe melhor os passos do perdão e da reconciliação, que sabe confiar sempre , pois em ti não há desconfiança, pois o teu amor é para sempre em nós, a tua aliança e amor jamais será rompido.
Dai-me a confiança das santas mulheres, das mulheres virtuosa que enriquecem sua casa e seu lar, expulse da minha casa, de minha família todo este espírito maligno de adultério e prostituição, não quero mais esta mal rondando minha casa, mas que ela seja abençoada e cheia de graça.
Eu fiquei chocada, furiosa, senti-me insultada, humilhada, devastada e inconsolável. Não sei o que faço agora ? Se brigo, gritou, se agrido, se me separo ou peço divorcio? É como uma bomba que explodiu dentro de mim, vi desmoronar o meu castelo interior, minha confiança, minha segurança, minha vontade de viver, até mesmo perdi toda vontade de ser mulher, e de viver minha vida familiar, parece que perdi o sentido de tudo, estou num vazio, misturado ao desespero, raiva, ódio, numa mistura miserável de sentimentos, de amor e ódio.
É pior dos sentimentos Senhor, fico imaginando quando Judas te traiu, foi infiel para contigo, assim quando Pedro te negou por três vezes, gostaria de ter no meu coração, o mesmo amor que Tu tens, a mesma compaixão, mas ainda sou fraca , estou precisando muito da tua graça para este momento tão dolorido de minha vida, necessito de tua fortaleza, para não cair em vingança pagar com a mesma moeda, ou jogar tudo para o alto e desaparecer.
Fico lembrando desta infeliz que aceitou o adultério , a se prostituir com meu esposo, até mesmo destruindo o meu matrimônio, achando que vai ser feliz assim? Pensando que destruindo um lar vai ser feliz ? Nem vê que esta começando um relacionamento de forma totalmente errado e destruidor. Dai-me graça Senhor de saber perdoar esta infeliz, esta indigna , pois talvez também ela foi enganada pelo meu próprio esposo se fazendo passar por solteiro, neste caso nos duas fomos traídas.
Se resolver não separar, será que vou viver na desconfiança de cada telefonema, email, hora extra no trabalho, ou mesmo por algum motivo chegar tarde em casa ? Como vai ser de agora para frente, como vou beijá-lo, ou mesmo ter uma relação sexual com ele? Sei que não será como antes, esta marca ficará em meu coração, mesmo que eu perdoe, mesmo que eu me reconcilie com ele, ainda tem os meus familiares, meus amigos, as pessoas que convivem comigo em minha casa, sei que vou receber muitos conselhos, alguns para que eu me separe e os mais fiéis a Deus que eu perdoe..dai-me Senhor esta graça, da melhor decisão.
Se for necessário que eu busque um conselho com o meu padre, e se o meu esposo desejar ir também, para que juntos descubramos o que houve de errado para que isto acontecesse, e assim possamos através deste ato reconstruirmos nossa vida juntos.
Vem Senhor iluminar nossas decisões. Mas e se ele recusar? Talvez eu possa ir sozinha, e o padre conselheiro possa me indicar um caminho a seguir ou um grupo de apoio, eu quero deixar aberta a porta da reconciliação, quero pensar antes na minha família do que no meu ego ferido pela infidelidade. Quero abrir as portas do meu coração a ti Senhor, que sabe melhor os passos do perdão e da reconciliação, que sabe confiar sempre , pois em ti não há desconfiança, pois o teu amor é para sempre em nós, a tua aliança e amor jamais será rompido.
Dai-me a confiança das santas mulheres, das mulheres virtuosa que enriquecem sua casa e seu lar, expulse da minha casa, de minha família todo este espírito maligno de adultério e prostituição, não quero mais esta mal rondando minha casa, mas que ela seja abençoada e cheia de graça.
ORAÇÃO DE ACOLHIMENTO A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Senhor Jesus, eu te amo e creio no teu amor por mim. Venho agora a Ti vonvido – Te a entrar no meu coração, na minha mente e ser o Senhor da minha vida.
Jesus, retira toda resistência que ainda está no meu coração e que impede o acolhimento da tua graça. Senhor, eu quero rejeitar toda raiz de pecadoque esta no meu coração e que é ogbst´caulo a ti. Lava-me no teu sangue purifica-me.
Renuncio, também a todo pessimismo, derrotismo, tristeza, desconfiança, e negatividade, porque quero que tua alaegria se instale no meu ocração. E agora que o mal que estava em mim foi embora, mais uma vez convido-te: vem, Senhor Jesus e toma posse no meu coração. Eu te acolho como Senhor, libertador e Salvador de minha vida.
Vem Jesus, vem reinar em mim, Senhor, vem viver plenamente em mim
Pai amado, eu te agradeço, porque no Teu amor infinito me deste Teu filho Jesus, o Rei Jesus. A Ti, meu Deus, todo o louvor, honra e Glória. Agora e sempre. Amem !!!!
Jesus, retira toda resistência que ainda está no meu coração e que impede o acolhimento da tua graça. Senhor, eu quero rejeitar toda raiz de pecadoque esta no meu coração e que é ogbst´caulo a ti. Lava-me no teu sangue purifica-me.
Renuncio, também a todo pessimismo, derrotismo, tristeza, desconfiança, e negatividade, porque quero que tua alaegria se instale no meu ocração. E agora que o mal que estava em mim foi embora, mais uma vez convido-te: vem, Senhor Jesus e toma posse no meu coração. Eu te acolho como Senhor, libertador e Salvador de minha vida.
Vem Jesus, vem reinar em mim, Senhor, vem viver plenamente em mim
Pai amado, eu te agradeço, porque no Teu amor infinito me deste Teu filho Jesus, o Rei Jesus. A Ti, meu Deus, todo o louvor, honra e Glória. Agora e sempre. Amem !!!!
sábado, 4 de junho de 2011
ORAÇÃO NA PERSEGUIÇÃO
Quem nos separará do Amor de Cristo? A tribulação, angustia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada… em tudo isto somos mais do que vencedores. (Rm 8,35s)
Pai de infinita bondade, quanto os teus filhos são perseguidos diariamente, assim foram os teus patriarcas, os profetas, os discípulos, os apóstolos , a igreja de Deus sofre todos os dias calunia, difamação, uma perseguição implacável.
Hoje muitos de nos sofremos todos os dias estas mesmas perseguições, e se levantam contra nos diversos soberbos, insolentes e acusadores, são capazes de inventar diversas mentiras e acusações contra nos, para nos diminuir e destruir nossa imagem, nossa dignidade porque somos tidos como filhos de Deus.
E muitas pessoas acreditam em todo tipo de acusações mentirosas a meu respeito. Eu estou sendo vítima de perseguição, discriminação e exclusão. Eu não quero ficar paranóico, mas estou sem força para suportar toda esta situação.
Senhor, estão me atacando de todos os lados, até mesmo dizem que estão fazendo tudo para me destruir: macumbas, feitiços, magia negra, vodu. Lançam contra mim todo tipo de inveja, e isto muitas vezes me deixa abalado, e as vezes me sinto incapaz, e é uma situação muito infeliz.
Me coloco diante de Vós Senhor Jesus, com todas estas situações, e coloco também tudo isso debaixo de seus pés, assim como estas pessoas, e todo o mal que lançaram contra mim para me destruir, sejam para elas bênçãos e graças de sua parte, e que toda estas forças maligna caiam por terra e fiquem aos pés de tua cruz e que não tenham nenhum poder sobre mim e minha família, meu trabalho e todos os meus bens.
Todo tipo de mal que lançaram contra mim esta nas tuas mãos, tudo que desejaram a mim, de inveja, feitiço, macumbas, mal olhado, vodu, amarrações, maldições, caiam por terra em nome de Jesus, pois minha fé não esta nestas coisas malignas, e sim no Poder de Deus, peço ao Espírito Santo que lance sobre mim este fogo de amor e abrase todo este mal e que ele se transforme em força, coragem e graça de Deus.
Pois eu me coloco debaixo da sua Graça e proteção, sei que és um Deus zeloso que cuida de cada um de nos, sei também que estas pessoas que me perseguem fazem isto porque ainda não te conhecem, e ainda na experimentaram o seu amor, e quando o fizerem deixarão de fazer isto.
Assim como quero tua graça, peço por elas também, pois sei que o Senhor está no comando de minha vida, assim como teus anjos, venham também me proteger, dai-me a tua serenidade, a tua confiança para que cada dia eu saiba ser um vencedor no teu amor e graça.
Fortifique meu espírito, Por favor, dê-me sempre a sabedoria de que eu preciso. Mostre-me como agir a cada instante diante destes fatos, tire este medo que pesa sobre mim, pois a partir de agora quero colocar minha confiança unicamente em ti e não mais nestes perseguidores.
Obrigado Senhor por atender minhas preces e suplicas, e creio que estás cuidando de tudo agora porque me coloquei diante de vós como um necessitado e dependente de seu amor e proteção. Amém Senhor , honras e glorias a ti para sempre!!!
Pai de infinita bondade, quanto os teus filhos são perseguidos diariamente, assim foram os teus patriarcas, os profetas, os discípulos, os apóstolos , a igreja de Deus sofre todos os dias calunia, difamação, uma perseguição implacável.
Hoje muitos de nos sofremos todos os dias estas mesmas perseguições, e se levantam contra nos diversos soberbos, insolentes e acusadores, são capazes de inventar diversas mentiras e acusações contra nos, para nos diminuir e destruir nossa imagem, nossa dignidade porque somos tidos como filhos de Deus.
E muitas pessoas acreditam em todo tipo de acusações mentirosas a meu respeito. Eu estou sendo vítima de perseguição, discriminação e exclusão. Eu não quero ficar paranóico, mas estou sem força para suportar toda esta situação.
Senhor, estão me atacando de todos os lados, até mesmo dizem que estão fazendo tudo para me destruir: macumbas, feitiços, magia negra, vodu. Lançam contra mim todo tipo de inveja, e isto muitas vezes me deixa abalado, e as vezes me sinto incapaz, e é uma situação muito infeliz.
Me coloco diante de Vós Senhor Jesus, com todas estas situações, e coloco também tudo isso debaixo de seus pés, assim como estas pessoas, e todo o mal que lançaram contra mim para me destruir, sejam para elas bênçãos e graças de sua parte, e que toda estas forças maligna caiam por terra e fiquem aos pés de tua cruz e que não tenham nenhum poder sobre mim e minha família, meu trabalho e todos os meus bens.
Todo tipo de mal que lançaram contra mim esta nas tuas mãos, tudo que desejaram a mim, de inveja, feitiço, macumbas, mal olhado, vodu, amarrações, maldições, caiam por terra em nome de Jesus, pois minha fé não esta nestas coisas malignas, e sim no Poder de Deus, peço ao Espírito Santo que lance sobre mim este fogo de amor e abrase todo este mal e que ele se transforme em força, coragem e graça de Deus.
Pois eu me coloco debaixo da sua Graça e proteção, sei que és um Deus zeloso que cuida de cada um de nos, sei também que estas pessoas que me perseguem fazem isto porque ainda não te conhecem, e ainda na experimentaram o seu amor, e quando o fizerem deixarão de fazer isto.
Assim como quero tua graça, peço por elas também, pois sei que o Senhor está no comando de minha vida, assim como teus anjos, venham também me proteger, dai-me a tua serenidade, a tua confiança para que cada dia eu saiba ser um vencedor no teu amor e graça.
Fortifique meu espírito, Por favor, dê-me sempre a sabedoria de que eu preciso. Mostre-me como agir a cada instante diante destes fatos, tire este medo que pesa sobre mim, pois a partir de agora quero colocar minha confiança unicamente em ti e não mais nestes perseguidores.
Obrigado Senhor por atender minhas preces e suplicas, e creio que estás cuidando de tudo agora porque me coloquei diante de vós como um necessitado e dependente de seu amor e proteção. Amém Senhor , honras e glorias a ti para sempre!!!
ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO DA INIQUIDADE E BLOQUEIOS DA FÉ
Senhor Jesus estou hoje muito clamando o teu sangue redentor sobre a minha vida, sei que até agora e muitas vezes fui desobediente, ouvi tua palavra e não me reconhecia como filho de Deus.
Vivi neste mundo como um sofredor e desamparado, mas tomei consciência da distância em que vivia longe do seu amor, isto para mim é um renascer de novo na graça de Deus, saber que eu não estou perdido e que a salvação esta pronta para mim, e que não há condenação, portanto não sou culpado de erros passados e que não existe em mim uma alma condenada e que tem que pagar um carma, muito pelo contrario, sou um filho de Deus, com uma alma que foi me dada por Deus , não para condenação, mas sim, para a gloria. Sei que foi o sangue de Jesus na cruz que pagou pelo meus pecados, por isso tomo a iniciativa de renunciar todo o mal que cometi e que me deixei contaminar por Ter acreditado que eu estava pagando um carma , uma vida passada, sei que só tenho uma vida e ela é plena em Deus. Quero agora viver uma vida nova, liberta-me Senhor de toda herança maligna que me acompanha, até mesmo por ignorância dos meus pais, avós. Bisavós, tios e primos, muitos se envolveram com a iniqüidade e essa maldições foram atingindo a mim e meus familiares.
Quero perdoar cada um dos meus antepassados que trouxeram ate nos este males , estes sofrimentos e até mesmo estas doenças e aqueles que morreram nesta situação que o Senhor os perdoe por causa de sua ignorância.
Vem liberta-me senhor de todo espírito de roubo, adultério, prostituição, traição, abandono do lar, gerar filhos fora do casamento, abusos sexuais, espirito de violência, agressividade, assassinatos, mortes inesperáveis, abortos, morte pré-maturas, falta de obediência e respeito familiar, mentiras, fofocas, calunias, brigas e intrigas familiares por causa de dinheiro….(e tudo mais que esta presente), lava-me Jesus com teu sangue redentor.
Clamo teu sangue redentor sobre minha enfermidades, principalmente as que vieram por maldições; todo tipo de doença mental, perda da memória, depressões, esquizofrenia, tristezas inexpricaveis, pensamentos de suicídio e este desejo de morrer sem uma causa concreta, todo tipo de câncer que muitas as vezes afligem nossa casa e outras doenças inexplicáveis (diga as doenças que atinge sua família ), dores de cabeças, enxaquecas, perda da visão, da audição,, muitos da minha família tiveram uma vida só de tristeza, melancolia, de reclamações e murmurações, olhando só para o negativo, lava-me Jesus com teu sangue e me liberta destas maldições.
Libertar nossa família de todo bloqueio na fé, de ir a Igreja, de fazer nossas orações, esta fé que estimula a convivência na Igreja e de não se sentir mais um condenado, um rejeitado, um pagão mesmo sendo um batizado, este medo de falar de Deus e de testemunhar seu amor, de falar de Deus para os meus familiares e todos os meus amigos, de me colocar serviço do reino de Deus, de ser um servidor de Deus, assim também minha família.
Agora quero te consagrar minha casa, te peço que envie teus anjos agora sobre minha casa e expulse toda e qualquer espirito maligno ou entidades espiritas que estejam nela, combata por mim , não deixe nenhum mal mais habitar aqui, porque minha casa é agora a casa de Deus, assim também meus bens, minha família(se tiver filhos) , os meus filhos, meu trabalho, meu salário, peço que me revele se tem algum objeto oculto aqui, para que eu tire também daqui , não quero mais nada de maligno em minha casa, e sim , só as graças de Deus, eu estou tomando posse das benção de Deus para mim, na minha casa e para a minha progenitura, sei que o Senhor Abençoa até a milésima geração, quero Ter esta graça em minha vida.
Obrigado Senhor por tudo que fez por mim e mus familiares, quero estar sempre em oração em louvor, saber te bendizer porque és um Deus compassiva e misericordioso para com seus filhos, te agradeço também por Ter me resgatado no sangue redentor de Jesus. Amem!!!!
Vivi neste mundo como um sofredor e desamparado, mas tomei consciência da distância em que vivia longe do seu amor, isto para mim é um renascer de novo na graça de Deus, saber que eu não estou perdido e que a salvação esta pronta para mim, e que não há condenação, portanto não sou culpado de erros passados e que não existe em mim uma alma condenada e que tem que pagar um carma, muito pelo contrario, sou um filho de Deus, com uma alma que foi me dada por Deus , não para condenação, mas sim, para a gloria. Sei que foi o sangue de Jesus na cruz que pagou pelo meus pecados, por isso tomo a iniciativa de renunciar todo o mal que cometi e que me deixei contaminar por Ter acreditado que eu estava pagando um carma , uma vida passada, sei que só tenho uma vida e ela é plena em Deus. Quero agora viver uma vida nova, liberta-me Senhor de toda herança maligna que me acompanha, até mesmo por ignorância dos meus pais, avós. Bisavós, tios e primos, muitos se envolveram com a iniqüidade e essa maldições foram atingindo a mim e meus familiares.
Quero perdoar cada um dos meus antepassados que trouxeram ate nos este males , estes sofrimentos e até mesmo estas doenças e aqueles que morreram nesta situação que o Senhor os perdoe por causa de sua ignorância.
Vem liberta-me senhor de todo espírito de roubo, adultério, prostituição, traição, abandono do lar, gerar filhos fora do casamento, abusos sexuais, espirito de violência, agressividade, assassinatos, mortes inesperáveis, abortos, morte pré-maturas, falta de obediência e respeito familiar, mentiras, fofocas, calunias, brigas e intrigas familiares por causa de dinheiro….(e tudo mais que esta presente), lava-me Jesus com teu sangue redentor.
Clamo teu sangue redentor sobre minha enfermidades, principalmente as que vieram por maldições; todo tipo de doença mental, perda da memória, depressões, esquizofrenia, tristezas inexpricaveis, pensamentos de suicídio e este desejo de morrer sem uma causa concreta, todo tipo de câncer que muitas as vezes afligem nossa casa e outras doenças inexplicáveis (diga as doenças que atinge sua família ), dores de cabeças, enxaquecas, perda da visão, da audição,, muitos da minha família tiveram uma vida só de tristeza, melancolia, de reclamações e murmurações, olhando só para o negativo, lava-me Jesus com teu sangue e me liberta destas maldições.
Libertar nossa família de todo bloqueio na fé, de ir a Igreja, de fazer nossas orações, esta fé que estimula a convivência na Igreja e de não se sentir mais um condenado, um rejeitado, um pagão mesmo sendo um batizado, este medo de falar de Deus e de testemunhar seu amor, de falar de Deus para os meus familiares e todos os meus amigos, de me colocar serviço do reino de Deus, de ser um servidor de Deus, assim também minha família.
Agora quero te consagrar minha casa, te peço que envie teus anjos agora sobre minha casa e expulse toda e qualquer espirito maligno ou entidades espiritas que estejam nela, combata por mim , não deixe nenhum mal mais habitar aqui, porque minha casa é agora a casa de Deus, assim também meus bens, minha família(se tiver filhos) , os meus filhos, meu trabalho, meu salário, peço que me revele se tem algum objeto oculto aqui, para que eu tire também daqui , não quero mais nada de maligno em minha casa, e sim , só as graças de Deus, eu estou tomando posse das benção de Deus para mim, na minha casa e para a minha progenitura, sei que o Senhor Abençoa até a milésima geração, quero Ter esta graça em minha vida.
Obrigado Senhor por tudo que fez por mim e mus familiares, quero estar sempre em oração em louvor, saber te bendizer porque és um Deus compassiva e misericordioso para com seus filhos, te agradeço também por Ter me resgatado no sangue redentor de Jesus. Amem!!!!
ORAÇÃO DE RENÚNCIA E LIBERTAÇÃO DA VIDA PROFISSIONAL
Pai querido, tu és o meu Deus, sou seu filho e te reconheço com Senhor da minha vida, do qual a partir de agora sou seu. Pertenço a ti , da qual Maria mãe de Jesus também é minha mãe, e Jesus o primogênito que deu sua vida por meu resgate. Pai querido, lhe custou caro, não foi ouro ou parta, mas, o precioso sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, imolado por mim e para minha salvação. Sou caro para ti, Pai querido. Hoje reconheço esta graça, sendo meu único esforço é aceitar e professar esta graça em minha vida.
Sei que me perdi na redes do maligno no envolvimento com a entidades espíritas e de tudo que vem da reencarnação, desta obra de satanás, que com sua artimanhas me seduziu, me oferecendo o veneno da perdição eterna,mas tu não desistisse de mim e me encontrou perdido em meio as forças do mal e me resgatastes no seu amor de Pai pelo sangue redentor de Jesus.
Eu por livre decisão do meu coração, renuncio a toda esta malignidade em que fui envolvido nos meus desejo , na minha vontade e na minha sabedoria, quero agora que os desejo de Jesus estejam nos meus pensamentos, na minha vontade e na minha sabedoria, vem Espirito Santo de Deus sobre mim e me batiza, queima em mim estas contaminações, que estão nos meus desejos; a gula, luxuria, avareza, assim como tudo que entrou na minha vontade preguiça e a ira, não quero mais nada na minha sabedoria de soberba e vaidade que tanto me domina.
Clamo agora o sangue redentor de Jesus sobre a minha saúde que ficou debilitada , deformada e transformada, até mesmo sobre as falsa enfermidades, lava-me Jesus ao nível afetivo, quando perdi a alegria de estar com as pessoas que me amam, minha família, amigos, parentes, colegas de empregos e demais pessoas que se afastaram de mim . Lava-me e me liberta a nível de negócios , em todas condições financeira que vivo hoje, tudo que perdi, tudo que foi destruído, todo dinheiro que desapareceu e eu não tive mais prosperidade, porque foi bloqueado, abre Senhor as graças de tua providência para mim, abasteça a minha casa e minha vida , es tu que me liberta. Vem socorrer agora meu gosto de viver que tinha perdido, não via mais alegria , devolve para mim agora, esta alegria, esta paz , esta felicidade, quero viver sempre no teu poder , no teu amor. Tira Senhor agora todo e qualquer pensamento de morte , de suicídio, de me destruir e destruir outras pessoas, ou mesmo de matar alguém, sei tu é inimigo da morte, e que a morte já não tem mais poder sobre os filhos de Deus , ela foi derrotado em Cristo na cruz, professo já a vida eterna e sei que me liberta de todos estes males. Que a partir estou nas tuas mãos , obrigado Senhor por tudo que faz por mim teu filho. Amem!!!!
Sei que me perdi na redes do maligno no envolvimento com a entidades espíritas e de tudo que vem da reencarnação, desta obra de satanás, que com sua artimanhas me seduziu, me oferecendo o veneno da perdição eterna,mas tu não desistisse de mim e me encontrou perdido em meio as forças do mal e me resgatastes no seu amor de Pai pelo sangue redentor de Jesus.
Eu por livre decisão do meu coração, renuncio a toda esta malignidade em que fui envolvido nos meus desejo , na minha vontade e na minha sabedoria, quero agora que os desejo de Jesus estejam nos meus pensamentos, na minha vontade e na minha sabedoria, vem Espirito Santo de Deus sobre mim e me batiza, queima em mim estas contaminações, que estão nos meus desejos; a gula, luxuria, avareza, assim como tudo que entrou na minha vontade preguiça e a ira, não quero mais nada na minha sabedoria de soberba e vaidade que tanto me domina.
Clamo agora o sangue redentor de Jesus sobre a minha saúde que ficou debilitada , deformada e transformada, até mesmo sobre as falsa enfermidades, lava-me Jesus ao nível afetivo, quando perdi a alegria de estar com as pessoas que me amam, minha família, amigos, parentes, colegas de empregos e demais pessoas que se afastaram de mim . Lava-me e me liberta a nível de negócios , em todas condições financeira que vivo hoje, tudo que perdi, tudo que foi destruído, todo dinheiro que desapareceu e eu não tive mais prosperidade, porque foi bloqueado, abre Senhor as graças de tua providência para mim, abasteça a minha casa e minha vida , es tu que me liberta. Vem socorrer agora meu gosto de viver que tinha perdido, não via mais alegria , devolve para mim agora, esta alegria, esta paz , esta felicidade, quero viver sempre no teu poder , no teu amor. Tira Senhor agora todo e qualquer pensamento de morte , de suicídio, de me destruir e destruir outras pessoas, ou mesmo de matar alguém, sei tu é inimigo da morte, e que a morte já não tem mais poder sobre os filhos de Deus , ela foi derrotado em Cristo na cruz, professo já a vida eterna e sei que me liberta de todos estes males. Que a partir estou nas tuas mãos , obrigado Senhor por tudo que faz por mim teu filho. Amem!!!!
EXORCISMO OU ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO?
Creio que precisamos ter melhor idéia de quando tratamos do Exorcismo, quando ele é necessário. Sabemos antemão que o Exorcismo é uma Celebração de um Ritual dentro da Igreja por um padre exorcista e sua equipe de trabalho. Podemos dizer que este ritual faz parte da grande misericórdia de Deus para os seus filhos dominados pelo maligno no caso da possessão.
É o Exorcismo que rompe todas as cadeia na libertação do homem, podemos dizer que é arma letal de Deus, é a oração da Igreja, usada pelo Sacerdote Exorcista para os casos de Possessão, a oração do exorcismo é um ritual, é chamada de exorcismo maior.
A possessão é uma situação extremamente difícil e muito delicada de diagnosticar e que precisa de muita experiência, ainda por cima a pessoa necessita de ter passado por um bom atendimento médico e ter sido diagnosticada, antes de qualquer prejulgamento espiritual de necessidade de um exorcismo , vamos descrever mais sobre este assunto, para o entendermos melhor.
Oração de Exorcismo , existe uma outra Oração de exorcismo menor ou imprecativa, que pode ser usada aberta na comunidade, ou para toda a comunidade, em casos de situações anormais de malignidade, violências inexplicáveis, pestes, etc.
Isto pode ser determinada pelo Bispo ou Sacerdote Exorcista, e pode ser usada também esta Oração em outros casos em que pessoas que tiveram Obsessão muito fortes pelo oculto, ou no caso de pessoas que já se manifestou a Opressão, isto depende do Exorcista, do seu discernimento para cada situação.
Agora quando falamos de Oração de libertação, não estamos falando do Exorcismo, mas de orações que em necessidades de libertação são usadas tanto pelo Sacerdote Exorcista, outros Sacerdotes e pelos Leigos que tem este ministério de oração para a libertação, podemos chamar esta orações como João XX111 , de “pequenos exorcismo”, não queremos este nome se fixe, portanto será para nós Orações de Libertação. Ela é de grande eficácia para os casos de : Contaminação, obsessão e de até opressão, até mesmo sem necessidade de fazer o Exorcismo Maior.
É o Exorcismo que rompe todas as cadeia na libertação do homem, podemos dizer que é arma letal de Deus, é a oração da Igreja, usada pelo Sacerdote Exorcista para os casos de Possessão, a oração do exorcismo é um ritual, é chamada de exorcismo maior.
A possessão é uma situação extremamente difícil e muito delicada de diagnosticar e que precisa de muita experiência, ainda por cima a pessoa necessita de ter passado por um bom atendimento médico e ter sido diagnosticada, antes de qualquer prejulgamento espiritual de necessidade de um exorcismo , vamos descrever mais sobre este assunto, para o entendermos melhor.
Oração de Exorcismo , existe uma outra Oração de exorcismo menor ou imprecativa, que pode ser usada aberta na comunidade, ou para toda a comunidade, em casos de situações anormais de malignidade, violências inexplicáveis, pestes, etc.
Isto pode ser determinada pelo Bispo ou Sacerdote Exorcista, e pode ser usada também esta Oração em outros casos em que pessoas que tiveram Obsessão muito fortes pelo oculto, ou no caso de pessoas que já se manifestou a Opressão, isto depende do Exorcista, do seu discernimento para cada situação.
Agora quando falamos de Oração de libertação, não estamos falando do Exorcismo, mas de orações que em necessidades de libertação são usadas tanto pelo Sacerdote Exorcista, outros Sacerdotes e pelos Leigos que tem este ministério de oração para a libertação, podemos chamar esta orações como João XX111 , de “pequenos exorcismo”, não queremos este nome se fixe, portanto será para nós Orações de Libertação. Ela é de grande eficácia para os casos de : Contaminação, obsessão e de até opressão, até mesmo sem necessidade de fazer o Exorcismo Maior.
ORAÇÃO DE CURA INTERIOR
Como fazer a oração de cura interior? É importante saber que orar, não é ficar calado, é se fazer presente, colocar inteiro diante de Jesus, é falar com Ele. A oração pode ser feita em sua casa, no seu quarto, ou mesmo na Igreja, diante do Santíssimo, o Senhor, esta pronto a nos acolher e nos curar.
Pai, eu lhe agradeço por Jesus que morreu na cruz não somente pelos pecados, mas também pelos meus temores, para me libertar de todos os males, sei que ele veio a este mundo para restaurar a vida do homem, para que todos tenham a vida e a tenham em plenitude, recuperar a vista aos cegos, por em liberdade os cativos e sarar os contritos de coração.
Eu sei que Jesus me quer são em corpo, alma e espirito. Te peço Senhor que me faça renascer em seu amor pela força do Espirito Santo, sei que não existe tempo para Ti, sei que és o mesmo ontem, hoje e sempre, que podes fazer cada pessoa reviver. Te peço Senhor que me cure e me deixe são(ã). Volte ã minha terceira e quarta geração de ancestrais e quebre todos laços nocivos.
Jesus, Tu sabes tudo de minha vida, mesmo antes de eu ter nascido. Obrigado por estar presente quando minha vida começou. Se o medo, doenças ou qualquer força do mal, que vem pelo sangue ou geneticamente me foi transmitida enquanto eu estava dentro do ventre de minha mãe, liberte-me agora, lava-me com teu sangue e quebre todo esta jugo hereditário. Já te agradeço por estar ali presente, mesmo que meu pai e minha mãe não compreendessem bem, mesmo que eles não estivessem preparados para me receber, toda e qualquer dificuldades na minha gravidez, mesmo as rejeições, pois muitos vieram a este mundo, e eles sentiram estas rejeição, obrigado Jesus por estar ali quando eu nasci e por Ter me amado, sei que me curas de todos estes traumas.
Senhor , reviva comigo cada segundo dos meus primeiros anos de vida. Alguns foram separados dos pais por causa de morte , doenças, ou foram gerados fora do casamento; alguns nasceram em famílias numerosas e não receberam o amor que precisavam. Senhor Jesus, volte e preencha todo vazio de minha alma. Dê-me o amor que não foi recebido. Renova-me e tira toda a mágoa do meu coração, tira todo medo: medo de escura, de quedas, de animais, de se perder, de me sentir sozinho, medo de abandono, de estudar, trabalhar, casar, ir a igreja, de andar sozinho. Eu lhe agradeço, Jesus, por me libertar e curar.
Eu lhe peço, Senhor, para segurar minha mão e caminhar comigo. Na época eu senti muito tímido, com medo de sair de casa e enfrentar situações novas. Jesus, houve ocasiões em que me senti humilhado, na escola, na rua, em casa , tire de mim estas lembranças. Quando fui maltratado por um professor, catequistas , padres, religiosas ou fui ofendido por amigo, colega: por favor cure essas mágoas que me marcaram. Temores que podem ter aparecido durante os primeiros anos de escola: medo de falar em público ou medo de fracassos. Obrigado por curar essas mágoas e me libertar desses medos. Eu te agradeço e louvo.
Senhor Jesus, eu lhe agradeço pela minha mãe. Porque muitos não tiveram amor de mãe, e seu não fui amado como desejava , preencha este vazio e me de o amor que eu não tive. Eu lhe peço para ficar entre mim e a minha mãe e deixar fluir o Seu amor divino entre nós. Peço perdão a minha mãe por todas as vezes que eu a magoei ou decepcionei; eu lhe perdôo por todas as vezes que ela me decepcionou ou me ofendeu.
Eu lhe agradeço pelo meu pai. Porque muitos não tiveram este amor, se eu não me sentir amado, dê-me o amor que eu precisava. Fique Jesus, entre mim e o meu pai. Peço-lhe que seu amor divino conserte todo o mau relacionamento que existe entre nós. Eu peço perdão ao meu pai por todas as vezes que eu o magoei ou decepcionei; e eu lhe perdôo por todas as vezes que ele me ofendeu ou decepcionou.
Eu lhe entrego meus irmãos e irmãs, e os irmãos e irmãs que eu não tive. Onde existiam sentimentos de competição, ciúme ou ressentimento, eu lhe peço que o seu poder de curar e o seu amor consertem todos os mal-entendidos. Eu perdôo a cada irmão e irmã por Ter me ofendido e decepcionado e peço perdão por tê-los ofendidos e decepcionados.
Eu lhe entrego os meus avos, meus tios, tias , primos e primas, a cada parente, todos da minha família, onde ouve brigas, divisões, acusações, rixas, mal entendido, divisões familiares, inimizades, ódio, desejo de mortes e todo tipo de violência, eu lhe peço pelo seu poder de me curar, preencher o vazio da minha vida nestas situações. Eu perdôo a cada um deles e peço perdão por todo mal que causei a eles.
Eu lhe entrego os meus amigos(as), os colegas de rua, de escola, da igreja, de trabalhos, a cada pessoa que se relaciona comigo, as pessoas por quem me apaixonei, que eu tive vontade de estar com elas. Onde muitos deles me tornaram inimigos, não falam mais comigo, me esqueceram, ficaram com raiva, brigas, agressividades, vícios( bebidas, cigarros, drogas), onde ouve abusos na sexualidades, mentiras, prisões, roubos, eu lhe peço Senhor cura-me, todas as lembranças dolorosas deste maus relacionamentos. Quero perdoar a cada um deles e te peço perdão a quem ofendi.
Obrigado Senhor, por Ter estado comigo na minha adolescência e enquanto eu estava no ginásio e colegial. Houve novos problemas e medos nos meus relacionamentos. Assim cada lembrança dolorosa me voltar a mente, eu peço que lave no seu sangue precioso e elimine toda a dor da minha mente. Tire todo sentimento de culpa, humilhação, confusão, medo ou fracasso. Se eu fui ridicularizados pela por causa da minha raça, aparência, tamanho, cor, pobreza, defeitos físicos, e foram marcas profundas em minha vida. Faça com que cada pessoa saiba que você me amou como sendo especial, única, e que você estava presente em todas as situações, creio que hoje esta me curando de tudo isto, quero ser uma nova pessoa no seu amor.
Assim que cada um de nós saiu de casa, ou mesmo morando em casa, apareceram medos, frustrações e mágoas, alguns gostariam de ter cursado uma faculdade, mas não lhe foi possível; outros não conseguiram entrar para a profissão com a qual sonhava, até mesmo na vida financeira e eles sentira muito desapontamento. Cura-nos Senhor deste desapontamentos, desta frustrações nos estudos e na vida profissional.
Senhor eu te apresento meus relacionamentos principalmente meu namoro, noivado, até mesmo o casamento, tudo que foi um belo começo, as quedas, as dificuldades, as brigas, os términos, as mágoas, agressividades, a sexualidade, os abusos da liberdade, tudo que tornou um pesadelo, os abandonos ,as traições, adultério, mentiras ,as frustrações. Jesus tire todas essas decepções, mágoas, descréditos, desconfianças nos meus relacionamentos. Eu te peço para ficar entre mim e os meus relacionamentos. Quero perdoar a cada uma dessas situações em minha vida, a cada pessoa que estava envolvida e quero pedir perdão a quem ofendi e que eu causei feridas, lava-me Jesus dos meus mal relacionamentos, dai-me um confiança nova. Senhor Jesus através de seu divino amor, eu lhe agradeço por repara todo mal entendido e por eliminar todas as lembranças dolorosas.
Senhor durante aqueles momentos difíceis de minha vida: de doenças, perigo de morte ou mesmo de acidentes, cirurgias, mortes em família, abandonos, separações familiares, agressões, momentos que eu pensei que não iria suportar, eu lhe agradeço por Ter estado presente. Eu lhe peço agora tire por favor o pavor, o medo, a insegurança, lembrança de dor que isto causou na minha vida. Liberte-me do trauma que senti. Obrigado por estar presente nas horas de tristeza. Eu lhe agradeço por segurar a minha não e atravessar o vale tenebroso comigo. Eu lhe agradeço por tirar a minha tristeza, o meu pesar e o meu luto. Eu lhe agradeço por me dar a sua alegria e a sua Paz.
Senhor, hoje mais do que nunca quero perdoar as autoridades que estiveram na minha frente; o presidente da república, governadores, deputados , senadores, juizes, advogados, prefeitos, vereadores, os meus patrões, médicos, enfermeiras, policiais, delegados, servidores públicos, a cada pessoas dessas que me prejudicaram, me fizeram sofrer, me causaram revoltas, me indignaram com suas atitudes. Quero te pedir perdão também, se fui um péssimo exemplo para as pessoas, se as fiz sofrer também. Lava-me Jesus, cura-me destas dores, desejo ser uma nova pessoa.
Senhor te peço perdão por não Ter te amado antes, mas sim, por Ter te culpado por todos os meus fracassos, culpado a Deus pelos erros dos outros, culpado a Deus pelos meus sofrimentos, pelas minha dores, meus abandonos, minhas revoltas, meus vícios, por Ter achado que Deus não se importava comigo, que Ele não existia, pelas vezes que desejei morrer, me suicidar, ou mesmo ser uma pessoa ruim, maldosa, vingativa, pelas vezes que deixei de rezar , ir igreja, de exercitar minha fé, que eu julguei os padres , bispos, as pessoas da igreja. Senhor quero perdoar as pessoas da igreja que não me atenderam, não me visitaram, não foram irmãos comigo, perdoar os padres, os bispos, minha catequistas pelas vezes que me ofenderam. Lava-me Senhor dessas minha dores, dessas condenações, culpas, remorsos, preencha agora com seus dons o vazio de minha alma.
Agora, Senhor Jesus, obrigado por reviver comigo cada segundo da minha vida até este exato momento. Obrigado por me curar de todas as minhas lembranças, minhas mágoas, lembranças dolorosas e os meus medos e por me libertar. Obrigado por me preencher com seu amor.
Eu lhe agradeço por curar minha emoções, min há mente e as minhas lembranças. Eu lhe agradeço, Jesus , por me curar e reconstituir inteiramente. E eu lhe dou todo o louvor e toda a glória.
Pai, eu lhe agradeço por Jesus que morreu na cruz não somente pelos pecados, mas também pelos meus temores, para me libertar de todos os males, sei que ele veio a este mundo para restaurar a vida do homem, para que todos tenham a vida e a tenham em plenitude, recuperar a vista aos cegos, por em liberdade os cativos e sarar os contritos de coração.
Eu sei que Jesus me quer são em corpo, alma e espirito. Te peço Senhor que me faça renascer em seu amor pela força do Espirito Santo, sei que não existe tempo para Ti, sei que és o mesmo ontem, hoje e sempre, que podes fazer cada pessoa reviver. Te peço Senhor que me cure e me deixe são(ã). Volte ã minha terceira e quarta geração de ancestrais e quebre todos laços nocivos.
Jesus, Tu sabes tudo de minha vida, mesmo antes de eu ter nascido. Obrigado por estar presente quando minha vida começou. Se o medo, doenças ou qualquer força do mal, que vem pelo sangue ou geneticamente me foi transmitida enquanto eu estava dentro do ventre de minha mãe, liberte-me agora, lava-me com teu sangue e quebre todo esta jugo hereditário. Já te agradeço por estar ali presente, mesmo que meu pai e minha mãe não compreendessem bem, mesmo que eles não estivessem preparados para me receber, toda e qualquer dificuldades na minha gravidez, mesmo as rejeições, pois muitos vieram a este mundo, e eles sentiram estas rejeição, obrigado Jesus por estar ali quando eu nasci e por Ter me amado, sei que me curas de todos estes traumas.
Senhor , reviva comigo cada segundo dos meus primeiros anos de vida. Alguns foram separados dos pais por causa de morte , doenças, ou foram gerados fora do casamento; alguns nasceram em famílias numerosas e não receberam o amor que precisavam. Senhor Jesus, volte e preencha todo vazio de minha alma. Dê-me o amor que não foi recebido. Renova-me e tira toda a mágoa do meu coração, tira todo medo: medo de escura, de quedas, de animais, de se perder, de me sentir sozinho, medo de abandono, de estudar, trabalhar, casar, ir a igreja, de andar sozinho. Eu lhe agradeço, Jesus, por me libertar e curar.
Eu lhe peço, Senhor, para segurar minha mão e caminhar comigo. Na época eu senti muito tímido, com medo de sair de casa e enfrentar situações novas. Jesus, houve ocasiões em que me senti humilhado, na escola, na rua, em casa , tire de mim estas lembranças. Quando fui maltratado por um professor, catequistas , padres, religiosas ou fui ofendido por amigo, colega: por favor cure essas mágoas que me marcaram. Temores que podem ter aparecido durante os primeiros anos de escola: medo de falar em público ou medo de fracassos. Obrigado por curar essas mágoas e me libertar desses medos. Eu te agradeço e louvo.
Senhor Jesus, eu lhe agradeço pela minha mãe. Porque muitos não tiveram amor de mãe, e seu não fui amado como desejava , preencha este vazio e me de o amor que eu não tive. Eu lhe peço para ficar entre mim e a minha mãe e deixar fluir o Seu amor divino entre nós. Peço perdão a minha mãe por todas as vezes que eu a magoei ou decepcionei; eu lhe perdôo por todas as vezes que ela me decepcionou ou me ofendeu.
Eu lhe agradeço pelo meu pai. Porque muitos não tiveram este amor, se eu não me sentir amado, dê-me o amor que eu precisava. Fique Jesus, entre mim e o meu pai. Peço-lhe que seu amor divino conserte todo o mau relacionamento que existe entre nós. Eu peço perdão ao meu pai por todas as vezes que eu o magoei ou decepcionei; e eu lhe perdôo por todas as vezes que ele me ofendeu ou decepcionou.
Eu lhe entrego meus irmãos e irmãs, e os irmãos e irmãs que eu não tive. Onde existiam sentimentos de competição, ciúme ou ressentimento, eu lhe peço que o seu poder de curar e o seu amor consertem todos os mal-entendidos. Eu perdôo a cada irmão e irmã por Ter me ofendido e decepcionado e peço perdão por tê-los ofendidos e decepcionados.
Eu lhe entrego os meus avos, meus tios, tias , primos e primas, a cada parente, todos da minha família, onde ouve brigas, divisões, acusações, rixas, mal entendido, divisões familiares, inimizades, ódio, desejo de mortes e todo tipo de violência, eu lhe peço pelo seu poder de me curar, preencher o vazio da minha vida nestas situações. Eu perdôo a cada um deles e peço perdão por todo mal que causei a eles.
Eu lhe entrego os meus amigos(as), os colegas de rua, de escola, da igreja, de trabalhos, a cada pessoa que se relaciona comigo, as pessoas por quem me apaixonei, que eu tive vontade de estar com elas. Onde muitos deles me tornaram inimigos, não falam mais comigo, me esqueceram, ficaram com raiva, brigas, agressividades, vícios( bebidas, cigarros, drogas), onde ouve abusos na sexualidades, mentiras, prisões, roubos, eu lhe peço Senhor cura-me, todas as lembranças dolorosas deste maus relacionamentos. Quero perdoar a cada um deles e te peço perdão a quem ofendi.
Obrigado Senhor, por Ter estado comigo na minha adolescência e enquanto eu estava no ginásio e colegial. Houve novos problemas e medos nos meus relacionamentos. Assim cada lembrança dolorosa me voltar a mente, eu peço que lave no seu sangue precioso e elimine toda a dor da minha mente. Tire todo sentimento de culpa, humilhação, confusão, medo ou fracasso. Se eu fui ridicularizados pela por causa da minha raça, aparência, tamanho, cor, pobreza, defeitos físicos, e foram marcas profundas em minha vida. Faça com que cada pessoa saiba que você me amou como sendo especial, única, e que você estava presente em todas as situações, creio que hoje esta me curando de tudo isto, quero ser uma nova pessoa no seu amor.
Assim que cada um de nós saiu de casa, ou mesmo morando em casa, apareceram medos, frustrações e mágoas, alguns gostariam de ter cursado uma faculdade, mas não lhe foi possível; outros não conseguiram entrar para a profissão com a qual sonhava, até mesmo na vida financeira e eles sentira muito desapontamento. Cura-nos Senhor deste desapontamentos, desta frustrações nos estudos e na vida profissional.
Senhor eu te apresento meus relacionamentos principalmente meu namoro, noivado, até mesmo o casamento, tudo que foi um belo começo, as quedas, as dificuldades, as brigas, os términos, as mágoas, agressividades, a sexualidade, os abusos da liberdade, tudo que tornou um pesadelo, os abandonos ,as traições, adultério, mentiras ,as frustrações. Jesus tire todas essas decepções, mágoas, descréditos, desconfianças nos meus relacionamentos. Eu te peço para ficar entre mim e os meus relacionamentos. Quero perdoar a cada uma dessas situações em minha vida, a cada pessoa que estava envolvida e quero pedir perdão a quem ofendi e que eu causei feridas, lava-me Jesus dos meus mal relacionamentos, dai-me um confiança nova. Senhor Jesus através de seu divino amor, eu lhe agradeço por repara todo mal entendido e por eliminar todas as lembranças dolorosas.
Senhor durante aqueles momentos difíceis de minha vida: de doenças, perigo de morte ou mesmo de acidentes, cirurgias, mortes em família, abandonos, separações familiares, agressões, momentos que eu pensei que não iria suportar, eu lhe agradeço por Ter estado presente. Eu lhe peço agora tire por favor o pavor, o medo, a insegurança, lembrança de dor que isto causou na minha vida. Liberte-me do trauma que senti. Obrigado por estar presente nas horas de tristeza. Eu lhe agradeço por segurar a minha não e atravessar o vale tenebroso comigo. Eu lhe agradeço por tirar a minha tristeza, o meu pesar e o meu luto. Eu lhe agradeço por me dar a sua alegria e a sua Paz.
Senhor, hoje mais do que nunca quero perdoar as autoridades que estiveram na minha frente; o presidente da república, governadores, deputados , senadores, juizes, advogados, prefeitos, vereadores, os meus patrões, médicos, enfermeiras, policiais, delegados, servidores públicos, a cada pessoas dessas que me prejudicaram, me fizeram sofrer, me causaram revoltas, me indignaram com suas atitudes. Quero te pedir perdão também, se fui um péssimo exemplo para as pessoas, se as fiz sofrer também. Lava-me Jesus, cura-me destas dores, desejo ser uma nova pessoa.
Senhor te peço perdão por não Ter te amado antes, mas sim, por Ter te culpado por todos os meus fracassos, culpado a Deus pelos erros dos outros, culpado a Deus pelos meus sofrimentos, pelas minha dores, meus abandonos, minhas revoltas, meus vícios, por Ter achado que Deus não se importava comigo, que Ele não existia, pelas vezes que desejei morrer, me suicidar, ou mesmo ser uma pessoa ruim, maldosa, vingativa, pelas vezes que deixei de rezar , ir igreja, de exercitar minha fé, que eu julguei os padres , bispos, as pessoas da igreja. Senhor quero perdoar as pessoas da igreja que não me atenderam, não me visitaram, não foram irmãos comigo, perdoar os padres, os bispos, minha catequistas pelas vezes que me ofenderam. Lava-me Senhor dessas minha dores, dessas condenações, culpas, remorsos, preencha agora com seus dons o vazio de minha alma.
Agora, Senhor Jesus, obrigado por reviver comigo cada segundo da minha vida até este exato momento. Obrigado por me curar de todas as minhas lembranças, minhas mágoas, lembranças dolorosas e os meus medos e por me libertar. Obrigado por me preencher com seu amor.
Eu lhe agradeço por curar minha emoções, min há mente e as minhas lembranças. Eu lhe agradeço, Jesus , por me curar e reconstituir inteiramente. E eu lhe dou todo o louvor e toda a glória.
Assinar:
Postagens (Atom)